Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra Febre Amarela no município

qui, 25 de janeiro de 2018 05:44

Da Redação

Até o momento foram confirmadas 25 mortes no Estado em decorrência da doença

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou essa semana 25 óbitos em decorrência da febre amarela. Em Araguari, não há suspeitas da doença, mas, devido à baixa cobertura da vacina, a secretaria de Saúde programa ações para convocar os moradores que ainda não foram imunizados.

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, basta receber uma dose da vacina para que a pessoa esteja imunizada contra a febre amarela. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que uma dose é o suficiente para a proteção ao longo de toda a vida e o Ministério da Saúde aderiu a essa recomendação”.

A coordenadora afirma que é necessário ter a comprovação do Cartão de Vacinas de que a imunização foi recebida. “É preciso ter a comprovação de uma dose aplicada, independente do período em que a pessoa recebeu a vacina. Caso esteja com um cartão novo e não possuir nenhum comprovante de histórico vacinal de que recebeu a dose, é preciso tomar novamente”.

A vacina não é recomenda para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que possuam alergia a ovos, pacientes em tratamento oncológico e imunodeprimidos. “Nos casos de pessoas com 60 anos ou mais, pacientes em tratamento oncológico e imunodeprimidos é preciso da orientação médica para receber a imunização. Em casos de gestantes, a vacina não é recomendada por ter o componente do vírus atenuado, mas cientificamente não há nenhum histórico de reação. A vacina, nesses casos, é recomendada se a pessoa tiver que viajar, por necessidade, para alguma região endêmica”.

Dentre as regiões endêmicas estão algumas cidades do interior de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Bahia. “Nessas regiões, há registros de mortes de seres humanos, então, as pessoas que viajarão para esses locais precisam receber a imunização se ainda não tiverem recebido. Nos casos de pessoas com restrições, é preciso ir ao médico e passar por uma avaliação para verificar o estado imunológico”.

Pessoas que receberam uma dose da vacina não precisam mais tomar o reforço

Pessoas que receberam uma dose da vacina não precisam mais tomar o reforço

 

O departamento de Epidemiologia está organizando uma ação para convocar as pessoas que ainda não foram vacinadas contra a febre amarela. “A cobertura da vacina em Araguari está baixa. A recomendação do Ministério da Saúde é para uma cobertura entre 95 e 100%, e temos uma cobertura de 69,7%. As pessoas que ainda não foram vacinadas precisam buscas as unidades de saúde”.

Em casos de dúvidas, a população deve procurar orientações nas unidades de saúde mais próximas. “Muitas pessoas que tomaram uma dose acham que é necessário o reforço depois de dez anos, mas ele foi abolido. Desde abril do ano passado, a vacina contra a febre amarela passou a ser dose única”.

Segundo a coordenadora, em Araguari não há suspeita da doença, mas, caso o morador perceba os sintomas, é necessário procurar atendimento médico. “A febre amarela começa com sintomas de uma virose e muitas pessoas se automedicam. Essa ação protela os sintomas, que acabam evoluindo e pode acabar sendo tarde para o tratamento. Quando há febres repentinas de 38º, o morador não deve se medicar e é necessário procurar imediatamente assistência médica”.

A coordenadora ressalta que a melhor forma de prevenção é a vacina. “As pessoas precisam receber a imunização, mas, no caso de moradores que trabalhem na zona da mata, também é importante utilizar repelentes, roupas de manga comprida, calças longas e botas para evitar exposição ao mosquito”.

Em Minas Gerais, nessa terça-feira, 23, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou 25 mortes em decorrência da febre amarela, sendo seis em Nova Lima; quatro em Mariana; duas em Belo Horizonte; uma em Barão de Cocais; uma em Barra Longa; uma em Brumadinho; uma em Caeté, uma em Carmo da Mata; uma em Goianá; uma em Mar de Espanha; uma em Mateus Leme; uma em Poço Fundo; uma em Porto Firme; uma em Rio Acima; uma em Santa Bárbara e uma em Viçosa.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: