Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretária de Saúde esclarece dúvidas sobre a Unidade de Pronto Atendimento

sex, 29 de abril de 2016 08:31

Da Redação

Procedimentos próprios da Atenção Primária serão encaminhados para UBSFs

Durante a sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, 26, a vereadora Eunice Mendes (PMDB) questionou o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e quais procedimentos seriam realizados no local. A vereadora afirmou que o Pronto Socorro Municipal deveria continuar com os atendimentos e ressaltou que muitos deles não entram no protocolo de Manchester, que será utilizado para selecionar os pacientes na UPA.

Obra está concluída e imóvel será mobiliado em breve

Obra está concluída e imóvel será mobiliado em breve

 

De acordo com a secretária de Saúde, Lucélia Aparecida Rodrigues, a UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e solucionará grande parte das urgências e emergências. “A unidade atenderá casos de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, vítimas de acidente de qualquer natureza, dores agudas, entre outras”.

Lucélia Rodrigues afirma que, além da estrutura qualificada em recursos humanos e equipamentos, a UPA oferecerá os serviços de pediatria e ortopedia. “Nas localidades em que a UPA é instalada, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega, é socorrido, tem seu problema controlado e os médicos detalham um diagnóstico. Após esse procedimento, os profissionais analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital, a uma Unidade Básica de Saúde ou mantê-lo em observação por 24h”.

A secretária esclareceu também que os pacientes que não se enquadrarem no atendimento da UPA serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). “Geralmente, as pessoas buscam no Pronto Socorro, atendimentos que são próprios da Atenção Primária, oferecida nas unidades de saúde, como curativos, medição de pressão e outros, por isso, estamos reestruturando e planejando novos horários de atendimento para as unidades de saúde”.

Segundo a secretária, a Unidade de Pronto Atendimento funcionará 24h e as unidades de saúde terão horário estendido até às 22h. “Esse horário será estendido para que a população possa buscar atendimento em uma unidade mais próxima à sua residência. Inicialmente, planejamos estender o horário de quatro unidades e, posteriormente, caso seja necessário, ampliaremos ainda mais”.

A secretária ressaltou que a prefeitura está verificando a viabilidade da terceirização da UPA. “Ainda não temos nada confirmado em relação à terceirização. Estamos verificando a viabilidade financeira e a disponibilidade de Recursos Humanos”. A UPA será inaugurada em maio. “Não temos uma data definida, mas a unidade está pronta e falta apenas mobiliarmos e colocarmos os equipamentos. Estamos aguardando também a aprovação da execução do projeto, por parte da Vigilância Sanitária Estadual”.

Em relação à permanência do Pronto Socorro, a secretária afirma que o Fundo Nacional de Saúde recomendou que o hospital funcionasse em outro imóvel. “O Pronto Socorro foi instalado no local sem a autorização do Ministério da Saúde. A partir do momento em que a UPA estiver pronta, o Fundo Nacional de Saúde não irá permitir o funcionamento do hospital naquele local, portanto, o imóvel será entregue ao Corpo de Bombeiros”.

A secretária acrescenta que a Unidade de Pronto Atendimento é uma conquista para o município. “É um novo passo para a saúde no município. A UPA Tipo 2, como é a do nosso município, poderia ter um pediatra ou ortopedista durante 24h, mas vamos disponibilizar os dois. A população tem receio de que não haja atendimento corriqueiro, mas como é um serviço de Atenção Primária, encaminharemos todos os pacientes para o local correto. Os usuários do Sistema Único de Saúde podem ficar tranquilos, pois a administração municipal não está pensando em diminuir o atendimento, mas sim em melhorar a qualidade da saúde no município”.

2 Comentários

  1. Garliene Paiva disse:

    Infelizmente o povo só toma conhecimento, quando alguém grita “opa tem algo errado”.. Louvável a UPA, ninguém é contra, mas a maneira, e a forma que estão conduzindo não é certo, a terceirização plena é um erro, a lei é clara “a saúde é de obrigação plena do governo, só é liberado parcialmente alguns serviços para terceirização..Sou contra a terceirização plena, assim como muitas pessoas no município também não concordam….Enquanto isso a promotora em Brasilia/DF questiona..>>MP questiona anunciada possibilidade de terceirização da saúde pública no DF..”Segundo a titular da 2ª Prosus, promotora de Justiça Marisa Isar, não se pode admitir que eventual incompetência dos gestores públicos, bem como o contumaz desrespeito aos princípios da Administração Pública, em especial ao da eficiência, sejam utilizados como justificativa para se transferir para a iniciativa privada serviços de natureza genuinamente pública e que devem ser prestados, por força das disposições constitucionais, diretamente pelo Estado.”..http://mp-df.jusbrasil.com.br/…/mp-questiona-anunciada…

Deixe seu comentário: