Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Secretaria de Meio Ambiente reforça viveiro municipal com 10 mil mudas

qui, 12 de novembro de 2015 08:09

Da Redação

Com o objetivo de garantir uma cidade mais arborizada, a equipe da secretaria de Meio Ambiente esteve nesta terça-feira, dia 10, em Uberaba, para buscar dez mil mudas de várias espécies, obtidas graças a um convênio de cooperação técnica celebrado com o IEF – Instituto Estadual de Florestas.

Viveiro municipal recebeu novas mudas obtidas em convênio com o IEF

Viveiro municipal recebeu novas mudas obtidas em convênio com o IEF

 

As mudas serão utilizadas para repor aquelas que foram plantadas no espaço urbano, mas não vingaram. Além disso, algumas espécies serão utilizadas na recuperação de áreas de preservação permanente, áreas degradadas e áreas verdes do município, como praças, parques e avenidas.

Desde que assumiu a pasta, o secretário de Meio Ambiente Thiago Araújo afirma ter notado uma necessidade da implementar melhorias no viveiro municipal, que se encontrava em condições precárias e com poucas espécies. A partir daí, teve início o trabalho junto ao IEF. “O processo de arborização e regeneração das áreas degradadas é de suma importância para a sustentabilidade do município”, observou.

Recentemente, a secretaria anunciou o plantio de mil mudas de árvores paisagísticas e ornamentais em toda a cidade. As atividades começaram no Bosque John Kennedy e irão comtemplar os canteiros mais frequentados, dentre eles, da Coronel Theodolino Pereira de Araújo.

Haverá doação para a população de acordo com demandas e projetos, pois são nativas em sua maioria, com a finalidade de recuperação de áreas rurais. Para o plantio em áreas urbanas, por exemplo, são recomendadas plantas que não irão interferir na rede elétrica ou na própria estrutura das residências.

A orientação recente da secretaria é de que o morador leve para plantio em calçadas as espécies: oiti, calistemo, pata de vaca e corticera. Para a zona rural, as plantas ideais e disponíveis são: cássia-aleluia, pau-pombo, amendoim-bravo, canafístula e ingá do brejo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: