Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Meio Ambiente assina contrato com empresa para revitalização do Bosque

sex, 22 de março de 2019 05:23

Da Redação

O Bosque John Kennedy passará por uma revitalização completa. Para isso, nesta sexta-feira, 22, a secretaria de Meio Ambiente assina contrato com a empresa Vortex Engenharia de Projetos, vencedora do processo licitatório realizado pela prefeitura. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior, inicialmente serão feitos estudos para avaliar as principais demandas em relação às melhorias.

Conforme o secretário da pasta, estudo estará em conformidade com as diretrizes do meio ambiente

Conforme o secretário da pasta, estudo estará em conformidade com as diretrizes do meio ambiente

 

A empresa ficará encarregada de fazer a elaboração dos projetos arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural e 3D, o qual apontará o que precisa ser feito para revitalizar tanto o interior quanto a parte externa do Bosque. “Esse estudo estará em conformidade com as diretrizes do meio ambiente. Ao ser concluído, vamos trabalhar para programar o quanto antes. Nossa intenção é projetar o Bosque John Kennedy para atender à um futuro com mais habitantes em toda a cidade,” explicou o secretário.

O Bosque John Kennedy completa em novembro 119 anos. Diante disso, a manutenção além de manter o local em pleno funcionamento, pretende ainda garantir a segurança dos frequentadores. “O Bosque também tem um papel fundamental no turismo de nossa cidade, além de ser um patrimônio ambiental e histórico de Araguari”, ressaltou.

No início deste mês, a prefeitura por meio da secretaria de Meio Ambiente em parceria com a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros, também realizou a manutenção e limpeza no local. Foi preciso retirar galhos secos que estavam pendurados nas árvores, além de ser feita a remoção de árvores secas que estavam caídas sobre as passarelas. Também foi realizada a poda de árvores que estavam com galhos fora do perímetro do Bosque e atrapalhavam os pedestres que fazem caminhadas no local.

A primeira referência sobre o Bosque data de 3 de novembro de 1899, quando a lei n° 73 autorizou o Executivo a conservá-lo. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Uberlândia revelou que existem no local 113 espécies de árvores nativas. Antes de ter o nome do famoso presidente americano, o Bosque recebeu os nomes de Capão do Mato e, posteriormente, Siqueira Campos.

Segundo arquivo, o Bosque é ocupado, em sua maior parte, por espécies que necessitam de água em quantidade média durante o ano e perdem folhas para enfrentar uma estação seca e existem em regiões de cerrado, também conhecidas popularmente por “capões de Mata”. O local é considerado uma das maiores reservas urbanas naturais da região.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: