Secretaria de Fazenda realiza levantamento de contribuintes em débito com o município
sáb, 16 de janeiro de 2016 08:34Da Redação
Aqueles que não efetuarem o pagamento podem ter nome levado a protesto
A secretaria de Fazenda está realizando o levantamento de empresas e contribuintes que possuem débitos com o município. Aqueles que não quitarem as dívidas poderão ter o nome levado ao SPC/Serasa e Receita Federal.
De acordo com o secretário de Fazenda, Érico Chiovato, existe um volume considerável de contribuintes que possuem dívidas com o município. “Diante da situação econômica do país, a população está sofrendo para acertar seus compromissos e Araguari não vive fora essa situação. Como temos um volume considerável de pessoas que não estão em dia com o município, infelizmente teremos que buscar recursos para solucionar essa questão”.

Contribuintes interessados podem negociar dívidas na secretaria de Fazenda
O secretário comenta que a arrecadação de verba é necessária para a manutenção das atividades do município. “Um exemplo é que, quando temos um buraco em uma via pública, precisamos tomar providências, mas se o contribuinte não está em dia com o município, como pagaremos pelo serviço?”.
Segundo o secretário, os nomes dos contribuintes poderão ser levados a protesto em cartório. “Enviaremos uma camada considerável de nomes a protesto, principalmente de grandes empresas e devedores. Muitos desses foram executados, mas não possuem garantias ou bens penhoráveis, então vamos tirar do fórum e enviar esses nomes a protesto. Temos um número considerável de execuções que não estão em andamento”.
Os contribuintes que forem levados a protesto, poderão ter os nomes no SPC/Serasa e Receita Federal. “Estamos fazendo um levantamento de ano a ano e corrigindo os valores nominais pela UFRA, para identificar o valor correto do que é devido ao município. Estamos analisando e conferindo a quantidade de devedores desde 2010, para depois enviar ao cartório”.
Érico Chiovato afirma que foi elaborado um Projeto de Lei referente às dívidas, que será enviado à Câmara Municipal na próxima semana. “Caso seja aprovado pelos vereadores, o projeto autoriza que, aqueles que tiverem interesse em negociar suas dívidas, poderão ter um desconto de 90% nos juros da multa. Os que desejarem, também poderão parcelar as dívidas, mas não haverá o desconto”.
O secretário acrescenta que sua equipe trabalha na elaboração dos carnês do IPTU, tendo apenas a correção monetária prevista pela legislação. “A princípio, estamos enfrentando uma grande recessão esse ano com relação à arrecadação. Tivemos uma queda no movimento econômico do país, mas a cidade de Araguari, mesmo com todas as dificuldades, tem conseguido se manter, se comparada a outras cidades da região”.
O contribuinte que tiver dúvidas em relação ao tributo poderá entrar em contato com o Departamento de Tributação da prefeitura, através dos números (34)3690-3013 ou 3690-3133.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Setor calçadista prevê queda de 2% qua, 12 de novembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE NOVEMBRO qua, 12 de novembro de 2025
- VEREADOR LEVI SIQUEIRA SOLICITA REFORÇOS PARA A DEFESA CIVIL E PROPÕE NOVAS AÇÕES DE PREVENÇÃO PARA O PERÍODO CHUVOSO qua, 12 de novembro de 2025
- Prefeitura de Uberlândia leva programa “UdiFi” a mais escolas e amplia acesso da população à internet qua, 12 de novembro de 2025
- 2ª Edição do FestCom encanta público e recebe grandes artistas como Fabiana Karla, Gorete Milagres e Maicon Sales qua, 12 de novembro de 2025
- Brasil fecha setembro com saldo positivo de empregos; Araguari apresenta estabilidade em vários setores qua, 12 de novembro de 2025
- BR-050 requer atenção dos motoristas em dias chuvosos qua, 12 de novembro de 2025
- Segunda sessão ordinária da Câmara destaca demandas da população qua, 12 de novembro de 2025
- Operação Aqueronte segue em Araguari com a realização da quarta fase qua, 12 de novembro de 2025
- Prefeitura lança edital para curso EAD de Tecnologia em Gestão do Agronegócio qua, 12 de novembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Devagar secretário!
Já houve lançamento ilegal do iptu em 2015. Sub judice.
Protesto e outros procedimentos como ameacas, certamente trará à prefeitura graves consequências.
eu vou quitar os meus débitos de iptu, pois não quero que vá para Protesto……
Execução Fiscal não dá em nada, mas Protesto no Cartório complica muito,..
Se eu como cidadã pago e honro meus compromissos acho que todos que estão em divida devem também arcar com suas responsabilidades. E o município também deve atender aqueles que pagam suas contas, mantendo a cidade limpa e as ruas sem buracos, cobrar a limpeza de terrenos e calçadas. Infelizmente alguns só começam a agir, quando começa a mexer no bolso.