Quarta-feira, 26 de Junho de 2024 Fazer o Login

Secretaria Antidrogas realiza oficinas na Escola Estadual José Carneiro da Cunha

sex, 8 de maio de 2015 06:48

por Stella Vieira

Participam aproximadamente 32 alunos dos ensinos fundamental e médio

A secretaria Antidrogas iniciou, no dia 5, a Caravana Antidrogas na Escola Estadual José Carneiro da Cunha, bairro São Sebastião. O projeto termina nessa sexta-feira, 8, com a Oficina de Graffiti, ministrada por Cleiton Rocha dos Santos (Kakko).

De acordo com a coordenadora do Departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana, participam aproximadamente 32 alunos, dos ensinos fundamental e médio (12 a 16 anos), escolhidos pelos dirigentes das escolas. “Iniciamos a Caravana na terça-feira, com o Papo Legal, promovemos a Oficina de Rimas na quinta-feira e encerramos hoje com a Oficina de Graffiti”.

Estudantes compuseram letra de rap durante a Oficina de Rimas

Estudantes compuseram letra de rap durante a Oficina de Rimas

 

A coordenadora comenta que o Papo Legal é uma conversa realizada com os estudantes sobre a prevenção ao uso das drogas lícitas e ilícitas. “Explicamos as consequências do uso no sistema nervoso, as psicológicas, orgânicas e sociais. Abordamos todas as informações importantes para que eles reconheçam o risco e esclarecemos também todas as dúvidas”. A palestra foi ministrada pela coordenadora do Departamento de Prevenção. “Os alunos participaram ativamente, pois, infelizmente, a droga faz parte do meio social em que convivem e isso faz com que eles tenham uma noção da realidade maior do que gostaríamos”.

A Oficina de Rima foi ministrada por Cleiton Rocha dos Santos, assessor de projetos da secretaria, conhecido com Kakko. “Esse tema faz parte da prevenção, pois mostra aos alunos que é possível realizar atividades legais e diversificadas que não estejam relacionadas às drogas”. Rosália Resende afirma que eles demonstraram bastante empolgação. “Durante a manhã foram compostas duas letras de rap. Essa atividade é interessante, porque trata de temas vivenciados por eles e através de um estilo musical que ouvem no dia a dia. Geralmente o rap incentiva a violência e o uso das drogas, mas mostramos que é possível compor sem fazer essas apologias”.

O projeto termina hoje com a Oficina de Graffiti, que acontece das 8 às 9h30, ministrada por Kakko. “Os alunos terão um primeiro contato com essa forma de arte e aprenderão a diferença entre a pichação. Nossa expectativa é descobrir novos talentos e incentivar esse trabalho, para que não haja mais pichações no bairro e na porta da escola. Além disso, os alunos da Oficina de Rima apresentarão, no horário do recreio, o rap desenvolvido na quinta-feira”.

Caravana Antidrogas

A Caravana Antidrogas é um projeto da secretaria que ocorre ativamente desde o segundo semestre do ano passado. “Dedicamos uma semana para casa escola, durante todo o ano. No período de provas as oficinas não acontecem. O próximo encontro está marcado na Escola Estadual Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha, em Piracaíba, de 19 a 22 de maio”, conta a coordenadora.

O projeto acontece em escolas particulares e públicas da rede municipal e estadual. “É um trabalho preventivo fundamental, que mostra resultados em longo prazo. Apresentamos novas possibilidades para os estudantes e colhemos frutos, pois muitos deixaram a vida de pichação e drogas e tem nos auxiliado nas oficinas. Nosso objetivo é servir toda a comunidade e estarmos presentes em todas as escolas, então, aqueles que tiverem interesse, podem entrar em contato e agendar uma data”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: