Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Secretaria Antidrogas: cerimônia de inauguração prevê mudanças no cenário da luta contra as drogas

ter, 15 de abril de 2014 00:10
Descerramento da placa, com a participação do prefeito Raul Belém e deputado Luiz Humberto Carneiro. Foto: Ascom/PMA

Descerramento da placa, com a participação do prefeito Raul Belém e deputado Luiz Humberto Carneiro. Foto: Ascom/PMA

MEL SOARES – Nesta segunda-feira, 14, foi consolidada mais uma ação da secretaria Antidrogas. A nova sede, com melhor suporte para atender a comunidade, presume uma mudança significativa no cenário de prevenção e combate às drogas.

Para o titular da pasta José Pacífico Martins Ferreira, delegado aposentado da Polícia Federal, a previsão é de que o município fortaleça as suas políticas públicas, que envolvem todas  as secretarias municipais, além das polícias Civil e Militar, e poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A cerimônia de inauguração da nova sede, localizada em prédio anexo ao Palácio dos Ferroviários, contou com a presença de representantes de diversos segmentos públicos e privados, bem como do prefeito Raul Belém (PP) e do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), que elogiou a atitude do chefe do Executivo na criação da secretaria.

Durante a cerimônia o secretário José Pacífico apresentou o planejamento estratégico das ações que irão contribuir tanto para prevenção das drogas, quanto para tratamento aos dependentes químicos.

“A nova sede oferece as condições necessárias para atender a comunidade. Além disso, de acordo com a pesquisa realizada no município sobre o planejamento estratégico, iniciamos neste ano e terminaremos em 2020. A partir da semana que vem começaremos um dos trabalhos denominado abordagem de rua. Ou seja, atuar nas ruas, fazendo um trabalho de orientação tanto para os usuários de drogas quanto para seus famíliares. O objetivo é conscientizar e por meio da parceria com a secretaria de Saúde, oferecer condições físicas e psicológicas para iniciarem um tratamento”, explica.

O planejamento estratégico contempla mais de dez projetos, dentre eles, Caravana Cultura, Cinema no Bairro, Periferia EnCena, Papo Legal e REPUD – Rede Empresarial de Prevenção  ao Uso de Drogas. Este último objetiva reintegrar os dependentes após sua recuperação, através de parcerias com empresários. “A prevenção também será feita nas escolas, por meio do apoio da secretária de Educação Iara Faria”, ressalta Pacífico, que brevemente apresentará o projeto na Câmara Municipal.

Segundo o deputado Luiz Humberto, o problema das drogas tem afetado consideravelmente a sociedade; uma das causas principais de 80% dos presidiários no Brasil. “O Estado de Minas Gerais, é o que mais investe na área de prevenção às drogas”, informa.

Conforme informações, alunos do projeto ‘Jovem Aprendiz’, com a parceria da ICASU, que oferece oportunidades para adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade social, têm obtido resultados bastante satisfatórios. “Com a parceria de empresas, centenas de alunos que concluíram o curso de nove meses, estão no mercado de trabalho”, afirma Pacífico.

Nova Frota

A secretaria foi beneficiada com seis veículos, incluindo um ônibus e um caminhão. Os recursos conquistados junto a Polícia Federal e ao deputado Luiz Humberto Carneiro serão utilizados para transportar os suportes para atendimento e ainda, o translado de crianças e adolescentes para atividades de esporte e lazer. Atualmente, a secretaria Antidrogas é composta por dez funcionários, dentre eles, psicólogo, assistência social e pedagogo.

Próximo passo: centro de tratamento

Um dos objetivos propostos que terá o apoio do deputado Luiz Humberto é a tentativa de viabilizar o Educandário Eunice Weaver, que contará com a parceria das comunidades terapêuticas de Araguari.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: