Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde realiza Primeiro Congresso de Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental

ter, 26 de setembro de 2023 08:07

Da Redação

Palestras e encontros estão definidos até a sexta-feira

A prefeitura de Araguari, através da secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira, o Primeiro Congresso de Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental, que tem por objetivo, aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e da prevenção do suicídio.

 

Os trabalhos foram iniciados na Capela do Centro Universitário Imepac, contando com a presença do prefeito Renato Carvalho, autoridades em saúde da cidade e de outros municípios e a professora do Curso de Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, palestrante do primeiro dia do evento.

 

Durante essa semana serão promovidos novos encontros e discussões como forma de oferecer recursos para auxiliar na identificação de sinais de alerta, no acesso a cuidados e no fortalecimento do bem-estar emocional.

 

Nesta terça-feira, 26, os trabalhos ocorrem nos períodos da manhã e tarde. Ao longo da semana serão realizadas palestras e workshops práticos para o fortalecimento da saúde mental e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento. Participam das palestras professores e coordenadores.

 

Na quarta-feira, 27, das 13h às 17h, será realizada uma roda de conversa com o tema “A prevenção do suicídio e as potencialidades do contexto escolar nesse processo”. Nesse encontro são aguardados representantes das escolas estaduais, municipais e particulares, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e do CAPS Infanto-Juvenil.

 

Quinta-feira, 28, será o penúltimo dia do evento com eixos e discussões tendo com alvo neste dia representantes das secretarias de Saúde, Esporte (FAMEP), Educação, Ação Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juventude e Combate a Fome e a Dependência Química, Superintendência Estadual de Saúde, Poder Legislativo, Judiciário, Imepac, Unifael, dentre outros convidados.

 

A sexta-feira, 29, será o último dia do congresso, que terá as atividades iniciadas às 8h30, com a palestra de Celso de Souza Barros Gonçalves. As 9h, apresentações científicas e culturais com Acadêmicos, Artistas e Artesãos locais e regionais. 10h, Premiação dos Trabalhos, com a secretária Soraya Ribeiro de Moura e o Reitor do Imepac José Júlio Lafayette. E às 10h30, encerramento com a secretária Soraya Ribeiro de Moura.

 

“Será uma semana rica de detalhes com palestras e outras ações voltadas ao tema da campanha Setembro Amarelo. Espero que todos participem com afinco e aproveitem ao máximo a presença dos nossos palestrantes para mais conhecimento sobre cada matéria”, destacou a secretária Soraya Ribeiro de Moura.

2 Comentários

Deixe seu comentário: