Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde promove seminário “SUS em Movimento”

qui, 20 de março de 2014 17:33
O evento visa o fortalecimento das ações do SUS no município e o estreitamento do diálogo com a comunidade. Foto: Divulgação

O evento visa o fortalecimento das ações do SUS no município e o estreitamento do diálogo com a comunidade. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Com o intuito de promover a interação com a comunidade sobre as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, a rede municipal de saúde está promovendo o seminário “SUS em Movimento”.  Quase 200 pessoas participaram no domingo (16) do encontro na Escola Estadual Clarimundo Carneiro, região central de Uberlândia. A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os Conselhos Distritais e Municipal e de Saúde e a Central de Movimentos Populares do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, promoveram o evento que também teve a participação da comunidade e de representantes do legislativo municipal.

O SUS, considerado um dos maiores sistemas de atendimento médico público do mundo, tornou o acesso gratuito à saúde um direito de todo cidadão, após a promulgação da Constituição Federal em 1988. “Este evento é oportuno e contribui para consolidar esforços na construção de um SUS que trabalha efetivamente com o conceito de saúde para todos sem distinção de raça, gênero, religião e situação sócio-econômica”, explicou Abraão Silva, coordenador do Programas de Práticas Integrativas e comunitárias (PICs) da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o evento, os preparadores físicos que atuam nas unidades da rede municipal de saúde estimularam os participantes à prática de exercícios físicos regulares. A programação contou ainda com apresentação de dança de salão, antecedendo as discussões sobre as políticas públicas de saúde com participação direta da comunidade.

O objetivo do evento é ainda fortalecer as ações do SUS no município e região e estreitar o dialogo com a comunidade sobre os caminhos que a gestão planeja e vem executando no atendimento aos cidadãos. “O agendamento desta discussão sobre as políticas públicas de saúde é oportuno em todos os momentos. O acesso ao usuário do sistema único de saúde (SUS) e o trabalho ofertados pelos profissionais junto à população é interrupto e tem por objetivo ofertar uma assistência de qualidade para todos” disse Sebastião Elias, presidente da Fundasus – Fundação Saúde do Município de Uberlândia.

Confira a programação dos próximos seminários:
Dia: 22/03/2014 | Setor Sul | 08h às 18h
Local: E.M. Irmã Odélcia Leão Carneiro | Endereço: Rua Serra Pacaraima, 800 – São Gabriel

Dia: 05/04/2014 | Setor Oeste | 08h às 18h
Local: CEAI Guarani / Endereço: Av. do Carnaval, 415 –  Guarani

Dia: 26/04/2014 | Setor Norte | 08h às 18h
Local: E.E. Guiomar de Freitas Costa – Polivalente | Endereço: Avenida Morum Bernardino, 560 – Roosevelt

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: