Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – Os males dos smartphones, você sabia?

qua, 24 de maio de 2017 05:15

Abertura-saude-alerta

Parecia que a gente estava indo muito bem, cada vez mais equilibrados em duas pernas, mas de uma hora para outra a atenção foi desviada a ponto de transformar nossa postura.

Hoje passamos horas falando, lendo, escrevendo e deslizando os dedos no celular. Tudo isso pode estar causando danos não só oculares, como déficit de atenção e, principalmente, problemas ortopédicos. Você teve uma dor estranha no cotovelo, ou seu pescoço começou a doer sem ter feito nada? Se a resposta for afirmativa, pode ser culpa do seu smartphone. Nossos corpos não foram feitos para segurar e manter um telefone o dia todo nas mãos.

Anos atrás quando os celulares tinham teclas, a tendinite no polegar foi um grande problema porque golpear o teclado ou colocar um pouco mais de pressão causava muito stress sobre esse dedo. Agora, mesmo que os smartphones tenham telas sensíveis ao toque (que exigem menos pressão), o polegar ainda está recebendo sua parcela justa de tensão devido ao uso excessivo, como muitas pessoas usam para rolar o texto.

Para corrigir isso, o recomendado é tentar fazer o possível para misturar e usar outros dedos. Se você está realmente sentindo dor, considere consultar um ortopedista. Esportes como natação, judô e outros que ajudam a trabalhar todos os dedos, fortalecem e dão resistência.

Você ouvir falar em PESCOÇO DE TEXTO? Há uma postura universal que as pessoas assumem ao digitar, e não é correta. A maioria olha para baixo segurando o seu telefone, colocando cerca de 27kg de pressão sobre a coluna vertebral (em comparação com cerca de 6kg quando você está em pé reto, com o celular no nível dos olhos). Com o tempo, você começa a sobrecarregar a musculatura do seu pescoço, e seus músculos podem começar a inflamar e contrair (ficar mais tenso). Eventualmente, seus ossos podem até mesmo começar a mudar e adquirir uma postura cada vez mais rígida e de difícil mudança.

O correto é, ao invés de inclinar a cabeça para baixo e mantê-la, traga seu telefone mais alto para atendê-lo e fazer sua leitura/textos. Algumas pessoas esquecem que também temos uma amplitude de movimento com os olhos e que podemos olhar para baixo sem inclinar a cabeça num ângulo tão grande. Esportes que ajudam a fortalecer o CORE e trabalhos funcionais ajudam muito a fortalecer a coluna, como yoga, pilates e balé.

Não é apenas a sua cabeça que se inclina para a frente ao olhar para o seu telefone. Quando você dobra o pescoço muitas vezes os ombros também se inclinam. Os músculos da frente ficam mais apertados e contraídos, e os de trás ficam mais fracos e alongados, então você está reforçando um desequilíbrio muscular a longo prazo. Resultado: dor nas costas e tensão muscular, o que conhecemos como torcicolo.

Recomenda-se ao longo do dia, que você realmente preste atenção à sua postura. Levante-se em linha reta com seus ombros para trás e faça um esforço consciente para resistir e permanecer na postura correta. Muitas vezes, as pessoas esperam até que eles estejam com muita dor antes de começar a fazer quaisquer mudanças. Além disso, considere fazer yoga, RPG ou pilates para aumentar a flexibilidade em sua coluna.

A que ponto chegamos, o mundo novo na palma da mão que puxou nossa cabeça como ímã e agora o nosso desafio é retornar ao passado para que o horizonte volte a ser o foco do nosso olhar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: