Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Saúde Alerta – O perigo do uso de anticoncepcional sem orientação médica

qua, 12 de abril de 2017 05:12

Abertura-saude-alerta

Os anticoncepcionais costumam ser compostos de estrógeno e progesterona e indicados para evitar gravidez, diminuir sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e controlar o crescimento de miomas no útero. São bons benefícios, mas o problema acontece quando a mulher usa anticoncepcional sem recomendação médica.

Na consulta para escolher o melhor método é realizada uma avaliação da paciente para considerar possíveis fatores de risco e então recomendar o melhor método para a mulher. É de suma importância um profissional qualificado indicar a medicação ideal para a paciente. O risco de AVC, infarto, parada cardíaca e até de trombose pode acontecer com mais facilidade, caso não ocorra indicação correta à paciente. O tratamento deve ser individualizado para cada mulher.

O  sangue entra em estado de hipercoagulabilidade, condição em que se torna mais espesso, e os riscos de trombose e AVC aumentam. Deve-se considerar possíveis fatores de risco, principalmente para uma cardiopata e especialmente se ela for hipertensa, tabagista, diabética ou obesa. Nesses casos, o risco de infarto é ainda maior.

Embora 27% das brasileiras em idade fértil e 100 milhões de mulheres no mundo usem anticoncepcionais, segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) há outras medidas contraceptivas, como o DIU, dispositivo colocado no útero da paciente que existe em duas versões: de cobre, que não libera hormônio e a necessidade de troca é a cada década, e o Mirena, que libera hormônios e cuja necessidade de troca é a cada cinco anos. O preservativo também é uma boa opção, pois previne doenças sexualmente transmissíveis, evita gravidez indesejada e não há hormônio sendo liberado.

Anticoncepcionais são comumente receitados para tratamento de miomas, mas dependendo do risco de trombose — problema que afeta 30 a cada 100 mil pessoas entre 25 e 35 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) –, a cirurgia é mais indicada. Para uma mulher de 50 anos que tenha filhos, por exemplo, pode ser indicada a histerectomia (retirada parcial ou total do útero), assim o risco de trombose diminui.

A paciente, juntamente com o médico, precisa encontrar o método anticoncepcional ideal e ser acompanhada durante o uso dessas medicações. Ter o estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física regular, evitar a ingestão de bebida alcoólica e não fumar ajudam a diminuir o risco de AVC, infarto e trombose. Fora isso, é recomendada também a realização de check up cardiológico anual. Procure sempre seu médico antes de tomar qualquer remédio. A prevenção sempre é o melhor caminho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: