Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria recebe cerca de 500 mil fiéis

sáb, 13 de agosto de 2016 05:49

Da Redação

Romeiros do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e região são esperados para a festa de assunção de Nossa Senhora

As festividades em louvor a Nossa Senhora da Abadia, iniciadas no dia 30 de julho, terminam nessa segunda-feira, 15.  A expectativa é que até o encerramento das atividades, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia receba aproximadamente 500 mil fiéis.

Durante o final de semana, celebrações da missa acontecem em diversos horários

Durante o final de semana, celebrações da missa acontecem em diversos horários

 

De acordo com o pároco e reitor do Santuário, Márcio Ruback, a cidade de Romaria passou por diversos preparativos para melhor receber os fiéis. “Nós construímos o Salão dos Santos Reis, com mais de 1.000 m² e uma cozinha, onde acolhemos romeiros durante todo o ano. Nesse período de festividades, o espaço está reservado para que os fieis que vêm a pé possam descansar, tomar água e lanchar”.

Além da construção do novo salão, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia também passou por reformas estruturais. “Reformamos a parte superior do santuário e a parte inferior, incluindo o altar e o presbitério. Também fizemos a instalação do novo piso, trocamos a pia batismal e trabalhamos na nova decoração da igreja”.

Desde o dia 30 de julho, diversos romeiros têm chegado ao local e participado das celebrações. A festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia completa 146 anos e a expectativa é receber devotos do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e região, que realizam peregrinações a cavalo, bicicleta, moto, caminhada e excursões.

Vanessa Fernandes do Nascimento, 19 anos, estudante de Pedagogia, realizará a peregrinação para cumprir uma promessa. A jovem conta que tentou cumprir a promessa em outro ano, mas não conseguiu completar o percurso. “Eu consegui andar apenas 30 km, porque tenho problema no joelho e estava com o tênis errado, então, senti muitas dores e não consegui terminar”.

A romeira afirma que é importante seguir algumas orientações para completar o percurso. “Utilizar o tênis adequado faz muita diferença e é bom usar meia apertada para não dar bolhas nos pés. Também é preciso ficar atento às roupas, pois durante a madrugada faz muito frio. E para quem vai pela primeira vez, é bom estar acompanhado por um veículo com remédios, comida e água, para que não seja necessário ficar carregando muito peso”.

A jovem acrescenta que a expectativa para esse ano é bastante positiva. “Me consultei com um médico e fiz um tratamento para fortalecimento durante o ano. Ele me recomendou um calçado adequado e agora estou me preparando para tentar completar o percurso”.

Willian Rocha de Sousa, 27 anos, estudante de Engenharia Mecânica também irá ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia esse ano. “Fiz a promessa de realizar o percurso a pé quando passei na faculdade. Tentei completar o percurso três vezes e consegui chegar ao santuário uma vez, porque das outras senti muita dor e não consegui terminar”.

O estudante comenta que, além da promessa, também realizará o percurso devido à devoção por Nossa Senhora da Abadia. “É importante que o romeiro tenha um objetivo ou então faça o percurso por devoção, pois são 90 km e aqueles que vão por lazer ou curiosidade, geralmente desistem quando começam a sentir dores. A caminhada tem a duração de aproximadamente 17h, então, é uma boa oportunidade para rezar, refletir e estar em intimidade com Jesus e Nossa Senhora”.

Para aqueles que não poderão comparecer ao santuário na cidade de Romaria, a paróquia Nossa Senhora da Abadia de Araguari, localizada na praça José Sebastião dos Anjos, também comemora a festividade na segunda-feira, 15. Na parte da manhã, haverá celebração da missa às 9h, almoço às 11h30, no valor de R$ 10, ofício de Nossa Senhora às 15h e missa campal às 17h30, seguida por uma procissão, coroação de Nossa Senhora da Abadia e queima de fogos.

Confira a programação dos últimos dias da festividade no Santuário de Nossa Senhora da Abadia:

Sábado (13 de agosto)

6h30: Via-Sacra

7h, 9h, 10h30,14h, 16h  e 19h: Missas no Santuário

8h, 10h e 15h: Missas no Oratório do Bem Aventurado Eustáquio

12h: Novena

18h30: Terço

19h: Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Paulo Mendes, com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão, novena e confissões

 

Domingo (14 de agosto)

6h30: Via-Sacra

7h, 9h, 10h30, 13h, 15h e 19h: Missas no Santuário

8h, 10h e 14h: Missas no Oratório do Bem Aventurado Eustáquio

12h: Novena

17h: Missa Campal e coroação da imagem de Nossa Senhora da Abadia pelos romarienses que residem fora

19h: Missa, novena e confissões

 

Segunda-feira (15 de agosto)

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora da Abadia

0h, 2h, 4h, 5h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 14h: Missas no Santuário

6h, 7h30, 9h, 10h30, 13h e 15h: Missas no Oratório do Bem Aventurado Eustáquio

11h30: Batizados

12h: Leilão do Gado

16h: Momento Musical na praça

17h: Solene Celebração Eucarística de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Abadia presidida pelo Reitor deste santuário Padre Marcio Ruback.  Procissão luminosa, coroação da imagem de Nossa Senhora da Abadia, pela família Jacob de Oliveira. Em seguida encenação da subida de Nossa Senhora ao céu.

  • Lançamento do Tríduo preparatório rumo ao Jubileu dos 150 anos de Festa

 

Terça-feira (16 de agosto)

Festa do Divino Espírito Santo, Co-Padroeiro da Paróquia

8h: Missa e Procissão do Divino Espírito Santo

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: