Terça-feira, 23 de Julho de 2024 Fazer o Login

Santa Casa e Hospital Sagrada Família realizam radiografias até a regularização raio-X da Policlínica

ter, 28 de maio de 2024 09:57

Da Redação

 

A radiografia, também conhecida como raio-X, é um exame de imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas do organismo, indicada para diagnosticar várias doenças, sendo considerada bastante simples e segura.

Entre as indicações da radiografia estão: identificar fraturas ósseas e infecções; diagnosticar doenças em tecidos moles, como no aparelho gastroesofágico e nos pulmões; investigar suspeitas de câncer e artrite; apontar tamanho e forma do coração; mostrar imagens dos vasos sanguíneos; identificar alterações pós-operatórias; apontar posições de marca-passo, sondas ou cateteres; identificar calcificações, objetos estranhos e problemas dentários.

A radiografia é um exame bastante simples e seguro.
Divulgação

 

Entre os tipos de radiografias mais comuns estão: radiografia panorâmica – também conhecida como ortopantomografia. O exame mostra os ossos localizados na região da boca e articulações, além de dentes. De modo geral, analisa a posição e quantidade de dentes e ossos do maxilar. Também identifica fraturas, alterações na articulação temporomandibular, tumores e infecções locais. Radiografia do tórax – é recomendada para avaliar a caixa torácica, pulmões e coração; diagnostica condições que vão desde uma simples falta de ar a situações mais graves, como pneumonia ou câncer. Radiografia da coluna – é indicado para avaliar as vértebras e os discos vertebrais. Identifica casos de hérnias de disco, traumas, câncer e desvios da coluna. Radiografia da face – identifica problemas, como fraturas, no rosto do indivíduo. Também é indicada para avaliar suspeitas de tumores na região frontal da cabeça, em

casos de cirurgias na região e visualizar obstruções, desvio de septo e pólipos.

Na semana passada, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, informou a população sobre a liberação de 2 mil radiografias mensais, que serão realizadas pela Santa Casa de Misericórdia de Araguari e pelo Hospital Universitário Sagrada Família. Isso acontecerá até que seja regularizada a situação do raio-X da Policlínica, de modo a não deixar a população desassistida.

Conforme a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde necessita de aproximadamente, 1.800 radiografias/mês, porém neste primeiro momento estão sendo liberadas quantidades maiores a fim de atender a demanda reprimida devido ao problema do equipamento da Policlínica dos últimos meses.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: