Sábado, 13 de Junho de 2026 Fazer o Login

Santa Casa de Misericórdia e Associação Médica de Araguari realizam exames de espirometria gratuitamente

sex, 22 de junho de 2018 05:40

por Tatiana Oliveira

Objetivo é reduzir a fila de espera do SUS na cidade e celebrar o centenário do hospital

140 araguarinos que estavam na lista de espera para realização do exame de espirometria pelo Sistema Único de Saúde – SUS – foram beneficiadas com ação conjunta “Semana Respirar Bem”, promovida pelo hospital Santa Casa de Misericórdia em parceria com a Associação Médica de Araguari – AMA – e o laboratório Behring de Análises Clínicas. Trata-se de atividade comemorativa ao centenário do hospital e os exames são realizados na sede da AMA entre os dias 18 a 22 de junho. “A intenção é fazer isso uma vez por mês, até zerar a lista de espera. Acredito que nesse primeiro evento tenhamos conseguido reduzir em 50% a lista” estima o pneumologista Samuel Ribeiro Dias.

35 pacientes realizam o exame por dia durante a “Semana Respirar Bem”

35 pacientes realizam o exame por dia durante a “Semana Respirar Bem”

 

De acordo com o representante do laboratório parceiro, são realizados 35 testes por dia, entre adultos, crianças e adolescentes. “O paciente faz o exame de sopro para medir a capacidade pulmonar da respiração, é aplicado um bronco dilatador, ele espera um pouco e repete o exame”, explica.A expectativa é que até hoje, sejam realizados 100 testes em adultos e 40 em crianças e adolescentes.

Luiza Helena tem 57 anos e está com suspeita de enfisema pulmonar há dois meses. O tratamento, para ser iniciado, depende do resultado do exame de espirometria. “Assim que sair, vou encaminhar o resultado para o médico e ver o que eu poso fazer”, disse à Gazeta do Triângulo.

Willian Carlos Resende aguarda há mais tempo. Ele está há quatro meses na espera pelo exame e acumula diversas doenças como cirrose hepática diabetes e uma hérnia umbilical. “Eu era representante comercial, mas com todas essas doenças eu não consigo trabalhar. Sinto muita dor, falta de ar, então espero que o diagnóstico me ajude a aposentar”, coloca

Adelino neto está na lista de espera do SUS há cinco meses e recebeu a ligação para fazer o exame nessa semana. “Eu estava com falta de ar e fui atendido no Ambulatório Dr. Romes Nader. Eu achava que era o cigarro, porque tinha parado de fumar há uma semana. Foi então que os médicos me pediram para fazer esse exame e eu estava esperando desde então”, comenta.

O pneumologista Samuel Ribeiro Dias comenta que a situação da espera é comum. “Em Araguari ainda a gente não tem estruturado no SUS o exame de espirometria. Esse exame é feito por tratamento fora do domicílio e os pacientes daqui são encaixados em vagas na rede nas outras cidades. Só que outros municípios também possuem demanda reprimda, então não há esse encaminhamento”, explana.

Ele também relata a importância de quem tem suspeita dessas doenças realizar o exame. “Boa parte das doenças respiratórias crônicas, que são aqueles pacientes que tem sintomas por mais de três semanas como tosse, peito chiando, catarro, dificuldade para fazer atividades do dia como carregar sacolas e sentir falta de ar, sentir falta de ar ao subir escadas, sentir falta de ar ao andar no plano, esse paciente provavelmente tem uma condição respiratória crônica.O exame quase que inicial para essas doenças respiratórias crônicas é o de espirometria”, relata.

Conforme explica, o exame mede a função pulmonar. “Ele mensura a quantidade de ar que cabe no pulmão e a velocidade que esse ar entra e sai dos pulmões. A partir dissopodemos entender um diagnóstico inicial”.

Paralelamente à realização dos exames de espirometria foi ministrada ontem, uma capacitação Ainda no mesmo período será oferecida uma capacitação dos médicos da Atenção Primária de Araguari na sede do AMA. Com o tema “Abordagem do paciente com sintomas respiratórios crônicos”, a conversa ministrada por Samuel Ribeiro Dias será quanto às indicações do exame e a interpretação de seus resultados. “Vamos explicar como será olhado o resultado da espirometria junto coma avaliação clínica do paciente e qual seria o próximo passo no tratamento, a abordagem”, diz.

O resultado do exame permite que o paciente tenha acesso a medicamentos de tratamento gratuitamente pelo SUS. “O ministério da Saúde algunsdos remédios para tratamento das principais doenças respiratórias crônicas(asma e DPOC), mas o processo para ganhar esses remédios precisa da espirometria’, afirma o pneumologista.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: