Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Saneamento básico no Brasil é tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica

ter, 5 de janeiro de 2016 08:00

Da Redação

Reflexões são promovidas durante o período quaresmal, que antecede a Páscoa

A Campanha da Fraternidade Ecumênica, promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá como tema em 2016 a “Casa comum, nossa responsabilidade”. As igrejas irão refletir, durante o tempo quaresmal, questões referentes ao saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.

Será abordada a questão referente à falta de saneamento básico no Brasil

Será abordada a questão referente à falta de saneamento básico no Brasil

 

De acordo com o padre Joeds Andrade de Castro, pároco da igreja Nossa Senhora do Rosário, a abertura da campanha ocorre no tempo quaresmal, com o propósito de vivenciar a espiritualidade da Quaresma através de um gesto concreto. “A CNBB procura fazer esse gesto de maneira nacional, juntamente com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). A Campanha da Fraternidade envolve toda uma programação, com os textos a serem utilizados em novenas nas casas, além das questões a serem apresentadas nas catequeses, juventude, pastorais e movimentos. Também tem a parte oferecida aos colégios católicos ou até mesmo a instituições particulares que aderem, devido à extensão da campanha”.

O pároco comenta que a Quaresma é um tempo que envolve, além da penitência, uma vivência mais próxima e intensa da vida cristã. “Para os cristãos, esse tempo é algo natural, em que se pratica a abstinência, através do jejum diário. Além disso, o cristão se abstém, durante toda a vida, daquilo que é ruim. Dessa forma, temos mais tempo para o que é bom, e é justamente onde está a grande espiritualidade da quaresma. É a certeza de estarmos sempre em comunhão com Deus, com essa força que não vem simplesmente do alimento, mas do Espírito Santo. Devemos então nos animar e enchermo-nos de alegria, pois é o tempo de preparação para a grande festa da Páscoa”.

Segundo o pároco, como parte das reflexões da Quaresma, existe o ato de caridade. “E é justamente nesse ponto específico onde a CNBB seleciona, entre os temas atuais da igreja e sociedade, o que é importante para ser trabalhado durante o período quaresmal. É importante que sejam conduzidas as reflexões para que gerem consciência e o trabalho referente à temática permaneça. Que todos sejamos felizes nesse tempo quaresmal e participemos desse tempo bonito, que acontece durante esse Ano da Misericórdia. Que todos deem um bom exemplo como cristãos e mostrem que ser cristão é ser feliz”.

Esse ano, a Campanha da Fraternidade traz como lema a passagem “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24) e sugere a reflexão relacionada ao problema da ausência dos serviços de saneamento básico no Brasil, que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos. Em 2016, a campanha também conta com a participação da Misenor, uma entidade episcopal da igreja católica da Alemanha, que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

Campanha da Fraternidade no Brasil

A Campanha da Fraternidade foi idealizada por Dom Eugênio de Araújo Sales, na Arquidiocese de Natal, como expressão de caridade e solidariedade, em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Hoje, a campanha é símbolo de comunhão, conversão e partilha, com os objetivos permanentes de: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: