Samu não será paralisado durante pandemia
sáb, 25 de abril de 2020 09:48Da Redação
Prestes a completar dois anos em exercício do município, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não será suspenso durante pandemia da covid-19. O trabalho — que faz parte do Consórcio Público Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri), tem o prazo de vigência do processo seletivo de funcionários vencido, além do contrato que também expira em julho deste ano.
Neste sentido, a reportagem da Gazeta do Triângulo entrou em contato com o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, no intuito de averiguar o que será feito para impedir a paralização do serviço no município. Em resposta, ele nos informou que, qualquer ação referente ao tema, é de competência do Cistri, entretanto, garante que os atendimentos não serão suspensos em Araguari.
Guilherme Afonso explicou que a secretaria de Saúde não participa da deliberação e no momento, o Consórcio estuda as alternativas para esta questão jurídica. Até então, não se sabe se os contratos atuais serão renovados, se um novo processo seletivo será aberto de imediato ou prorrogado para o final deste ano. O representante da saúde pública em Araguari, disse que aguarda um posicionamento do Cistri sobre as ações alusivas ao caso.
Inaugurado em julho de 2018, o Samu Triângulo Norte conta com 244 funcionários e mais de 30 ambulâncias que atendem em 27 cidades da região. São elas: Araguari, Cascalho Rico, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Nova Ponte, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria, Iraí de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina.
Durante o primeiro ano de serviço no Triângulo Norte, o Samu atendeu cerca de 120 mil ligações e atingiu mais de 32 mil saídas de ambulância para atendimento médico, sendo eles clínicos, pediátricos, obstétricos e psiquiátricos. Araguari se tornou referência entre os municípios consorciados, uma vez que possui a maior demanda de atendimentos. A base do Samu atualmente conta com uma estrutura de três ambulâncias, sendo duas semi intensivas e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Além disso, são mais de 30 profissionais compondo a equipe, entre médicos, enfermeiros, motoristas e demais socorristas que auxiliam no transporte para três hospitais que recebem os pacientes.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agro mineiro supera mineração ter, 24 de dezembro de 2024
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...