SAE prevê a realização de dois concursos em 2022
qui, 24 de março de 2022 08:05Da Redação
Ontem, 23, a Superintendência de Água e Esgoto de Araguari confirmou a realização de dois concursos ainda este ano.
“A SAE deve realizar um concurso público ainda este ano, visto que há quase 20 anos foi realizado o último concurso” disse a superintendente da SAE, Cláudia Eliane Barbosa de Melo.
O primeiro concurso será apenas para o cargo de controlador interno. Ele é consequência de uma ação judicial, ajuizada pela Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais, onde foi apontado que o cargo de controlador deverá ser de provimento efetivo, e não em comissão. Para esse concurso público, já existe uma empresa contratada para a realização do certame.
O segundo concurso está previsto para o segundo semestre (até dezembro de 2022). Nele serão disponibilizadas vagas para os níveis: fundamental, técnico, médio e superior. Dentre os cargos, estão: advogado, engenheiro, analista de sistema, psicólogo, assistente administrativo, técnico em Segurança do Trabalho, contador, cadastrador fiscal, motorista e operador de retroescavadeira.
O concurso público é um tipo de processo seletivo com o objetivo de avaliar os candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental. Embora o processo comumente seja preparado por empresas especializadas, a avaliação dos serviços fica sob responsabilidade da área de Recursos Humanos, que é designada pela lei.
Resumidamente, os concursos são exigidos para avaliar as habilidades dos candidatos relativas à vaga pela qual estão concorrendo e também para garantir que os princípios de igualdade e isonomia sejam respeitados.
Em entrevista à reportagem da Gazeta, a superintendente disse que a SAE tem suprido a demanda de trabalhadores, através de processos seletivos, contratação de servidores temporários e, com jornadas estendidas. Vale destacar que tudo isso está sendo feito de acordo com os limites legais.
Quando questionada sobre a ordem do Ministério Público para a realização do concurso, Cláudia Eliane esclareceu é uma determinação judicial, oriunda de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI, a qual estabeleceu que o cargo de ouvidor deverá ser preenchido por concurso público. Também foi determinado que deverão ser retirados os cargos de chefia e gerência, na estrutura organizacional da SAE, que totalizam 20 cargos. Essa imposição implica, inevitavelmente, na realização de concurso público.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Quando vai ser
Gostaria de ser avisada quando for ter o concurso
Eu gostaria que fosse avisado quando for te o concurso