Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

SAE acompanha elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

sáb, 2 de abril de 2016 08:01

Da Redação

Expectativa é que a formatação do documento seja concluída e entregue neste mês

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realizou, nessa quinta-feira, 31, a entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico a doze cidades da região. O documento referente ao município de Araguari ainda está em fase de elaboração.

O Plano de Saneamento de Araguari está na quinta etapa da fase de elaboração

O Plano de Saneamento de Araguari está na quinta etapa da fase de elaboração

 

O evento de entrega dos planos foi realizado na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) em Uberlândia. A responsável pela assessoria de Comunicação do comitê, Priscilla Rocha, comentou que os municípios devem concluir o documento até o final de 2017. “A solenidade ocorreu na quinta-feira, porém, cada município tem um prazo para a elaboração. Acredito que até o final desse semestre o plano de Araguari esteja. Os municípios que não entregarem até 2017, não poderão mais captar os recursos do Governo Federal”.

Segundo pré-requisitos estabelecidos pelo Governo Federal, através da Fundação Nacional de Saúde e Ministério das Cidades, a entrega do plano é necessária para que os municípios captem recursos para a execução das obras referentes ao saneamento básico. Após a elaboração, o plano deve ser encaminhado à Câmara Municipal e, caso seja aprovado, estabelecerá metas relativas aos próximos 20 anos, com o objetivo de tornar o saneamento adequado à realidade do município.

O plano de saneamento de Araguari está na quinta etapa da fase de elaboração. “Existe uma empresa contratada para elaborar os planos juntamente com o município e todo esse processo é acompanhado pelo comitê. São oito etapas, sendo que em Araguari foram feitas as etapas de Plano de Trabalho, Prognóstico de Alternativa para Universalização do Serviço, Plano de Comunicação e Mobilização Social, Diagnóstico Técnico Participativo e agora está sendo elaborado o Programa, Projetos e Ações”.

A Superintendência de Água e Esgoto de Araguari está acompanhando a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. De acordo com o superintendente da SAE, José Flávio de Lima Neto, a expectativa é que a empresa responsável pela formatação do plano entregue o documento ainda neste mês. “Esse é um planejamento para os próximos 20 anos, sendo que existem ações a serem cumpridas em curto, médio e longo prazo”.

Os planos especificam metas de: abastecimento urbano, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos. Em Araguari, a porcentagem de esgoto tratado é de 17%, sendo que a maioria das residências utiliza fossas sépticas. Em bairros mais elevados, o esgoto acaba retornando para as residências.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: