Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Roubos diminuem mais de 30% no primeiro quadrimestre de 2023 em Araguari

qui, 1 de junho de 2023 08:00

Da Redação

Material apreendido com envolvido em crime de roubo
** Arquivo

Dos crimes contra o patrimônio, do Código Penal Brasileiro, o crime de roubo possui as mesmas características do delito de furto, porém, quando há o emprego de grave ameaça, de violência ou outro meio que impossibilite a resistência da vítima, fatores estes, empregados pelo agente para que a vítima entregue o bem, está configurado o presente crime.

 

Dessa forma, o artigo 157 do código penal qualifica o roubo (popular assalto), isto é, subtrair algo de outrem mediante ameaça ou agressão.  O uso da violência ou ameaça como forma de coação da vítima, faz com que o delito seja diferenciado do artigo 155 – furto, que consiste na subtração do bem de outrem sem o uso de força ou ameaça.

 

Em Araguari, o delito de roubo apresentou uma queda de 33,33% no primeiro quadrimestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o portal Dados Abertos, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

 

Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registrados quatro roubos em janeiro, quatro em fevereiro e quatro em abril, enquanto que no ano passado, ocorreram 18 casos. A redução é ainda mais significativa em relação a 2021, quando foram 34 ocorrências registradas nos quatro primeiros meses daquele ano.

 

Ainda conforme o portal Dados Abertos, de 2015 para cá, Araguari teve 1.067 roubos em vias públicas, residências, comércios, rodovias e outros. Apenas em 2017 foram 211 ocorrências. Ano passado foi o mais tranquilo nesse quesito, com 56 ocorrências, sendo dez em agosto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: