Segunda-feira, 24 de Março de 2025 Fazer o Login

Risco de epidemia de dengue em Araguari é alto, afirma secretária de Saúde

qui, 19 de março de 2015 00:11
“Estamos fazendo a nossa parte, mas moradores também
devem se conscientizar,” reforça Lucélia Rodrigues

DA REDAÇÃO – O resultado oficial do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) ainda não foi divulgado, mas os números não são nada bons. Segundo a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, o índice está acima de 5%, muito maior do mínimo aceito que é de 1% preconizado pelo Ministério da Saúde, e pode ser classificado como alto risco de epidemia de dengue em Araguari.

Apesar de algumas dificuldades enfrentadas pela secretaria, como o número baixo de agentes de endemias para atuar no combate e em ações de campo, a raiz do problema continua sendo a própria falta de cuidado da população. “Aproximadamente 97% dos focos estão dentro das residências, principalmente nos quintais,” destaca.

Alguns moradores acreditam que os agentes é que precisam fazer a limpeza, mas esta responsabilidade não é do poder público. Esta situação, segundo ela, se repete constantemente. “Alguns moradores juntam o lixo e esperam que o agente faça o trabalho de retirá-lo,” salienta.

Casas fechadas para aluguel também exigem cuidados por parte das imobiliárias. “Se não for dada descarga nos banheiros pelo menos uma vez ao dia, seguido do uso de água sanitária, o vaso se torna um criadouro. Em casas grandes, com banheiro que não é utilizado também é preciso tomar essas medidas,” explica.

Sobre as condutas do município em relação ao combate à dengue, a secretária afirma que a contratação emergencial para reforçar a equipe de Controle da Dengue foi solicitada à Administração. “Os agentes tem trabalhado inclusive aos sábados, sem descanso, fazendo mutirões de limpeza, trabalho educativo, tudo para impedir o avanço da doença,” defende.

Na batalha contra a dengue, o apoio da população é crucial. Em caso de confirmação da doença, a família do paciente deve notificar a secretaria de Saúde imediatamente. A partir dessa informação, é possível garantir o combate nas imediações da residência afetada com o uso de inseticida, impedindo que o mosquito contamine outras pessoas. A rapidez é fundamental porque o inseticida tem eficácia somente nos 7 dias seguintes ao contágio. O telefone da secretaria é 3690-3367.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: