Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Responsáveis por invasões no aeroporto são notificados pela prefeitura

qui, 23 de agosto de 2018 05:33

Da Redação

Falta de segurança na pista também é um dos problemas que deve ser resolvido com urgência

Na semana passada, a prefeitura por meio da secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana deu início a atividades de manutenção de toda a extensão do aeroporto, incluindo ações para coibir as invasões.

Segundo informações do titular da pasta, Luiz Antônio Lopes, as invasões acontecem há mais de 40 anos e tem comprometido consideravelmente a segurança do aeroporto. Em uma determinada localidade do imóvel, moradores utilizavam como rota e para evitar transtornos a secretaria providenciou a construção de um muro. “Todos os responsáveis por invasões dentro da área do aeroporto estão sendo notificados.”

Manutenção é viabilizada nas áreas do aeroporto

Manutenção é viabilizada nas áreas do aeroporto

 

Sobre possível interdição do aeródromo, a autarquia municipal protocolou documentação para que consiga reverter a situação por meio de TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Recentemente uma portaria foi emitida após vistoria de fiscais da ANAC, no mês de julho. “Protocolamos toda documentação necessária e estamos esperançosos de que a interdição não ocorra”, afirmou o secretário.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do órgão, com o intuito de ter informações sobre a situação do aeródromo.

De acordo com informações repassadas pela assessoria, a restrição operacional ao operador do aeroporto de Araguari foi publicada na segunda-feira da semana passada. “Trata-se de uma medida cautelar, aplicada em caráter provisório, sem prazo determinado e será mantida até que o operador do aeródromo solicite a sua revogação demonstrando o cumprimento das não conformidades existentes”, respondeu a assessoria.

A reportagem também entrou em contato com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica para fornecer esclarecimentos sobre o assunto, mas até o fechamento da edição não foi possível obter respostas.

Conforme repassado pelo piloto Marcos Reis, ainda é necessário aguardar a emissão de um NOTAM, documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea. “Enquanto isso, as atividades no aeródromo estão acontecendo normalmente”, completou.

O piloto ressalta que a principal causa do transtorno é a falta de segurança na pista. “Invasões de pedestre e até animais, por falta do cercamento, este foi o principal motivo que levou a ANAC a tomar esta providência. Temos 47 aviões baseados aqui. Com esta interdição, se a intenção é voar, será preciso sair do aeroporto. Empresas que tem base aqui, como a minha, com sete aviões, precisam se retirar”, afirmou o piloto em entrevista recente.

Outro problema destacado pelo piloto foi a respeito da presença constante de crianças no aeródromo. “Importante alertar os pais sobre o risco enorme para crianças soltando pipas. O avião durante a aproximação na pista não faz ruído; as crianças não percebem e por isso correm risco enorme de serem atropeladas”, alertou.

 

2 Comentários

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezados,

    Toda e qualquer TRIBO DE ÍNDIOS lá no meio do mato, sabe da importância de um AEROPORTO, uma pista de pousos e decolagens em seus arredores…

    … menos a Tribo do Araguaris. Me refiro explicitamente AO CACIQUE !!!

    O “baruião” do “pássaro de ferro” incomoda alguns aborígenes, e outros, bem espertos, já queriam fazer um ESCAMBO com a atual área.

    Folgo em saber que O EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO tão… digamos… “PROCURADO”, sonhado, e magistralmente arquitetado, deixou uma turminha aí, a VER NAVIOS. No seco.

    O tanque de combustível do posto de abastecimento já foi descontaminado, devido à deliberada INCOMPETÊNCIA direcionada a tornar o Aeródromo um inservível, a ser passado nos cobres ?!

    Enquanto tratam de fazer o que já deveria estar operacional, multiplicam-se as matérias sobre as viabilidades e realizações do modal em Uberlândia e Uberaba…

    Mas, para quê AEROPORTO, se eu não tenho avião, e Uberlândia tem Aeroporto, né ?!

    Para quê HOSPITAL, se eu tenho boa saúde, e Uberlândia tem …

    Para quê geração de EMPREGOS, se … a preferencia sempre vai para …

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

  2. Janis Peters Grants disse:

    Prezados,

    Postado NESTE MOMENTO nas Redes Sociais, a INTERDIÇÃO OFICIAL do Aeroporto de Araguari.

    MEUS PARABÉNS, CLUBE DOS QUINZE, incluindo ASSESSORES ESPÚRIOS !!!

    Vão ser INCOMPETENTES assim lá nos QUINTOS DOS INFERNOS.

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

Deixe seu comentário: