Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Reforço na sinalização e transporte público: prioridades da Settran em 2013

qui, 19 de dezembro de 2013 00:09
A Secretaria de Trânsito executou quase 900 projetos para reorganizar o trânsito e oferecer maior segurança e agilidade no tráfego. Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU

A Secretaria de Trânsito executou quase 900 projetos para reorganizar o trânsito e oferecer maior segurança e agilidade no tráfego. Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – Otimizar a segurança no trânsito, orientar motoristas e pedestres e ampliar a eficácia no transporte público, foram as prioridades da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) durante o ano de 2013. Foram concluídos mais de 250 mil m² de reforço na sinalização horizontal, o que representa número superior a 210%, se comparado a 2012. Já para a sinalização vertical, foram fixadas mais de 3.500 placas. E em alguns pontos foi necessária a completa substituição de placas de identificação de ruas, mais de 50 bairros foram beneficiados, incluindo alguns que não tinham nenhuma indicação de nome de rua.

Além dos reforços, a diretoria de trânsito da Secretaria ainda executou quase 900 projetos para reorganizar o trânsito e adequar o fluxo de veículos às demandas da população e oferecer maior segurança e agilidade no tráfego de veículos na cidade. No total, 25 ruas tiveram alterações de sentido e restrição de fluxo, um dos maiores pedidos da população, especialmente nos bairros com ruas estreitas e de duplo sentido de direção com grande conflito de veículos e elevado índice de acidentes. Ainda na orientação de trânsito mais seguro, 2.100 semáforos passaram por manutenção e três cruzamentos receberam os equipamentos. Foram ainda implantadas as bases avançadas, para melhor atender a população, no Aeroporto e na Praça Tubal Vilela, e a Settran ainda conta com a unidade móvel, um ônibus que leva o mesmo serviço de apoio a diferentes pontos da cidade, e ainda será instalada uma base avançada na região Sul.

Ações paralelas

Quanto à educação no trânsito, em setembro foi realizada a Semana Nacional do Trânsito na qual aconteceram mais de 30 atividades envolvendo a população, todas voltadas a reforçar a importância em obedecer as leis de trânsito. As atividades foram ainda levadas à iniciativa privada. O programa de Educação para o Trânsito levou palestras para mais de 80 empresas que receberam até instruções sobre direção defensiva, atingindo a mais de seis mil pessoas. Para as crianças, as atividades na Transitolândia foram revitalizadas e mais de 30 mil alunos de escolas públicas participaram das diversas atividades oferecidas. A Settran ainda iniciou uma campanha educativa para o uso consciente e legal das vagas exclusivas para idosos e deficientes.

No setor de transporte coletivo, o objetivo foi dar maior comodidade aos passageiros e agilidade nas viagens. O Terminal Central sofreu modificações no embarque e desembarque, linhas de uma mesma região passaram para uma mesma plataforma, evitando corridas de usuários entre as plataformas. A mudança, além de oferecer maior conforto, reduz o risco de acidentes no Terminal. A frota de novos carros, prevista para 2014, foi antecipada para este ano quando quase 20 novos carros entraram em circulação na cidade. Na área de tecnologia para o transporte foi implantado o aplicativo que informa horário de ônibus em cada ponto da cidade. Pelo celular conectado à internet o usuário pode acessar o sistema e saber precisamente onde está o ônibus que deseja utilizar com tempo preciso de chegada ao local.

Para adequação a legislação federal foi realizado o mapeamento dos serviços de taxi e mototaxi na cidade. A secretaria está fazendo a adequação de projeto visando a regulamentação do serviço de mototaxi na cidade. Serão beneficiados 2.400 mototaxistas e mapeados cada central de atendimento. O serviço de taxi é prestado por 302 permissionários.

Para os próximo ano, já está previsto o início da execução do projeto de construção de cinco corredores e quatro terminais de ônibus (Jardins, Universitário, Novo Mundo e Dona Zulmira), além de 72 estações, o que abrange mais de 50 kms de corredores exclusivos. A partir de janeiro, entra em vigor a gratuidade para usuários do transporte coletivo acima de 60 anos de idade e que residem em Uberlândia há pelo menos um ano. Também passa a valer a ampliação do desconto de 40% para 50% para os estudantes, sendo que os alunos do ensino técnico também terão o mesmo benefício. Portanto, as ampliações dos benefícios vão atender a mais de 90 mil usuários do transporte público.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: