Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Reativação de posto para emissão de Carteira de Identidade objetiva atender a demanda na cidade

sex, 29 de maio de 2020 02:14

Da Redação

A Câmara Municipal de Araguari retomou as atividades do seu Posto de Identificação, com o objetivo de facilitar o serviço de emissão de Carteiras de Identidade no município. Desativado há algum tempo, o posto era bastante procurado pela comunidade, que buscava um serviço alternativo, tendo em vista a sobrecarga do Setor de Identificação que funciona na Delegacia da Polícia Civil. Para tratar sobre o assunto, na manhã desta quinta-feira, 28, foi promovida uma reunião na sala da presidência da Câmara Municipal.

Reativação de posto para emissão de Carteira de Identidade objetiva atender a demanda na cidade

Reativação de posto para emissão de Carteira de Identidade objetiva atender a demanda na cidade

O encontro contou com a presença da Mesa Diretora; o titular da Delegacia Regional de Polícia Civil – delegado Wilton José Fernandes; além do identificador e responsável pelo serviço Diego Amaro Simões Fontes. Também acompanharam a reunião, funcionários administrativos do Legislativo, representados por Viviane Sena Dutra e o presidente da OAB Araguari, Sergio Antônio Borges Loureiro. Na ocasião, foi ajustado os últimos detalhes para o retorno do funcionamento da unidade, que funcionará diariamente, das 8 às 11h e das 13 às 15h.

Tendo em vista a pandemia causada pela covid-19 e as restrições alusivas à proibição de aglomeração de pessoas, ficou definido que, inicialmente, os atendimentos serão emergenciais, visando atender principalmente as pessoas que precisam do documento para receber os benefícios liberados pelo governo ou outros benefícios sociais, além daqueles araguarinos que precisem do documento para admissão em novos empregos.

“O posto foi fechado há três anos, e assim que assumi a presidência do Legislativo, o vereador Giulliano Sousa Rodrigues (PTC) solicitou que fosse feita a reabertura. Diante disso, ele e o vereador Douglas Tiboquinha (PP) pleitearam o retorno do serviço junto aos responsáveis pelos postos de identificação do estado, e conseguimos a reabertura do espaço. Por enquanto, serão disponibilizadas apenas 100 cédulas mensais, mas a previsão é aumentar para atender a demanda. Gostaria de agradecer o delegado da cidade, Dr. Wilton, que forneceu apoio para que este serviço volte a funcionar por meio da Câmara Municipal.” disse o vereador e presidente da Câmara, Wesley Lucas de Mendonça.

Antes da pandemia, o serviço estava sendo executado exclusivamente pela Polícia Civil, entretanto, foi interrompido nas últimas semanas. Segundo informações do delegado Wilton José Fernandes, em torno de 700 pessoas são atendidas todos os meses na unidade. “O objetivo é restabelecer o posto da Câmara para conseguirmos atender a demanda, pois sabemos que ela é ainda maior. Também será possível diminuir o tempo de espera para a emissão do documento.” ressaltou durante a reunião.

A reabertura é imediata e a expetativa da mesa diretora é de que seja realizada a entrega oficial do Posto de Identificação para informar à comunidade, assim que possível. Os interessados devem entrar em contato com a unidade por meio do telefone (34) 3249-1100, ramal 1155, ou no atendimento em imóvel anexo à Câmara Municipal. Após o agendamento, a pessoa deverá levar os documentos necessários, sendo eles: Certidão de Nascimento, se solteiro; ou Certidão de Casamento, se casado. Em caso de divórcio, a Certidão de Casamento deve conter a averbação de separação ou divórcio. As duas fotografias 3×4 destinadas à Carteira de Identidade precisam ser recentes.

 – Inicialmente, os atendimentos serão emergenciais e acontecerão no prédio anexo à Câmara Municipal

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: