Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Fazer o Login

“Raízes Artesanato e Manualidades”: FAEC promove cerimônia de lançamento

ter, 14 de março de 2023 08:08

Da Redação

 

Ontem, 13, a Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) fez o lançamento do programa “Raízes Artesanato e Manualidades”.

Estiveram presentes no evento: a vice-prefeita, Maria Cecília, representando o prefeito Renato Carvalho; Wederson Prado, vice-presidente da FAEC; o SEBRAE; professores de escolas estaduais de Araguari, dentre outros.

O programa consiste em ensinar várias modalidades de artesanato

 

Ontem, a reportagem da Gazeta entrevistou o presidente da FAEC para saber quem pode participar do programa e como ele funciona. “O pessoal que se pré-inscreveu no programa ‘Raízes’, quando fizemos o chamamento no mês passado, hoje efetivou a matrícula para poder participar. Nossa expectativa é atender 400 pessoas, nos quatro polos de atividades do programa, nessa fase do manualidades. Os polos são: Casa da Cultura, praça Céu das Artes, praça Professora Latifa Cafrune e Bosque John Kennedy”, destacou Diogo Machado.

Ainda de acordo com o presidente da FAEC, o programa consiste em ensinar várias modalidades de artesanato, buscando aprimorar as habilidades desses artesãos e aos poucos fazer com que eles se profissionalizem, para que o artesanato seja mais do que uma habilidade artística, e consigam atingir todas as ramificações que a cultura e a arte podem alcançar; desde a terapia ocupacional, o estreitamento de laços de convivência, até mesmo o empreendedorismo e a representação do município.

“Fizemos o lançamento oficial do nosso programa e também fizemos a matrícula desses alunos. As oficinas começam de forma escalonada, pela Casa da Cultura, a partir dessa semana. A duração dessa primeira etapa é seis meses, sendo que ao final de cada módulo vamos realizar uma feira ‘Sabor Cultural’, onde os produtos serão expostos e os artesãos terão a oportunidade de fazer a venda”, salientou Diogo.

É importante mencionar que, essa iniciativa se desdobra para o ‘Raízes Artesanato’ onde será ensinada a base conceitual do artesanato brasileiro e a Legislação Federal relativa ao artesanato. Nessa etapa, o município investiu ainda mais no empreendedorismo, no desenvolvimento de produto, no designer. “Posteriormente, começaremos a trabalhar nesse artesão para que ele possa tirar a Carteira Nacional do Artesão e assim participar conosco das feiras nacionais e internacionais que pretendemos levar o produto artesanal com a identificação de Araguari”, esclareceu a FAEC.

Vale destacar que, conforme Diogo Machado, a fundação em parceira com as escolas estaduais, entre elas, o Raul Soares, irão iniciar um programa piloto, através do Raízes. Poderão participar os alunos do tempo integral, do Ensino Fundamental 2.”Isso tem sido muito importante para nós, porque além de fortalecer o próprio programa, auxilia a cidade a alcançar melhores índices nos Indicadores de Desenvolvimento da cidade, garantido melhores resultados para esses alunos. Isso nos ajuda a atingir um dos objetivos da nossa gestão, que neste ano visa o alcance de indicadores melhores nos grandes rankings e a implementação de programas cada vez mais robustos”, finalizou.

3 Comentários

Deixe seu comentário: