Raiva animal em bovinos pode causar sérios prejuízos
qui, 15 de fevereiro de 2018 05:24Da Redação
Com o intuito de evitar transtornos, representantes municipais alertam sobre os principais cuidados
Neste mês, a secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, deu início ao trabalho de conscientização para evitar casos de raiva em bovinos e equinos em Araguari e no setor rural da cidade.
Segundo informou o secretário de Agricultura e Pecuária, Paulo Sérgio de Brito, alguns focos de raiva animal no município foram descobertos pelo IMA, sendo assim, a ação visa prevenir a enfermidade tendo em vista os prejuízos econômicos que podem causar aos produtores além dos impactos na saúde pública. “Por esse motivo, estamos efetuando esse trabalho junto aos produtores rurais, para que agora no começo, consigamos amenizar e a doença não se alastre”, destacou.

Imunização é a única forma de prevenção
A principal medida de extinção da doença é a vacinação dos animais, especialmente em áreas onde há constatação de riscos. A imunização deve ser feita anualmente em animais acima de três anos de idade.
O chefe do Executivo, Marcos Coelho (MDB) falou a respeito da importância da vacinação para que não ocorra um surto de raiva na região. “Estamos trabalhando em conjunto com os pecuaristas para que possamos evitar esse transtorno. A melhor forma de prevenir é a vacinação”, destacou.
Além de promover o alerta sobre o assunto, a prefeitura coloca os ramais da secretaria de Agricultura e do IMA a disposição para que sejam promovidas denúncias. Ao presenciar algum foco da doença, através de morcegos e outros animais com sintomas da doença, a população é orientada a solicitar a presença de profissionais para averiguar a situação por meio dos telefones: 3241-4681 (IMA) e 3690-3185 (secretaria de Agricultura).
Sobre a doença
A raiva é uma infecção que atinge o sistema nervoso central de mamíferos e o principal agente transmissor desse vírus para os bovinos são os morcegos. A fonte de infecção sempre é um animal infectado, sendo que o método de transmissão mais comum é a mordida de um animal portador do vírus, embora a contaminação de feridas cutâneas pela saliva recente possa levar à infecção. Esta infecção viral é fatal em praticamente 100% dos casos. Sinais clínicos: salivação abundante, sonolência, inquietude, agressividade, dificuldades para engolir e paralisia das patas traseiras.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica seg, 15 de junho de 2026
- Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos seg, 15 de junho de 2026
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...