Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Radar – Raio-X

sex, 28 de março de 2014 08:12

Abertura Radar
charge 28032014
RAIO-X
A avalanche de votos (45 mil) recebidos nas eleições de 2010, para deputado federal do agora prefeito Raul Belém (PP) foi suficiente para ajudar na eleição de Fábio Augusto Machado (PV) que não foi votado em Araguari, aliás, ele sequer deve saber onde fica nossa cidade.

POUCO
A informação é de que apenas três médicos do quadro de atendimento público do município, sabem como entubar um paciente em caso de urgência.

CAPENGA
O vereador e presidente da Câmara Municipal Sebastião Joaquim Vieira – “Tiãozinho” (PRP) cobrou do Executivo que seja feito um remanejamento de servidores para o atendimento na farmácia municipal. Segundo ele, o efetivo deveria ser de 25 pessoas, mas atualmente, conta com apenas onze atendentes.

HONORÁRIOS
Em meio à discussão, a coluna se informou com um integrante do governo em relação ao contrato de sete milhões de reais com um escritório de advocacia. Na verdade, essa é a porcentagem caso recebam cerca de cinquenta milhões de reais, pois a prefeitura vai ingressar na Justiça para ser ressarcida de valores que considera terem sido sonegados na distribuição e repasse do ICMS entre municípios de Minas, tendo em vista especificamente a produção e venda de energia elétrica produzida no município. Estes valores recolhidos pela Cemig levam em conta os custos de produção e não os efetivos valores da venda da energia elétrica.

QUASE PRONTA
A secretaria municipal Antidrogas, comandada por José Pacífico, deve inaugurar na próxima semana sua sede que funcionará em um dos galpões do conjunto da FCA, ao lado do Palácio dos Ferroviários, hoje de propriedade do município.

MODA?
Jovens araguarinos se organizam através de redes sociais para repetir o protesto dos consumidores no vizinho estado de Goiás, que estão abastecendo seus veículos com R$ 0,25 ou R$ 0,50 e ainda pedindo nota fiscal do produto.

EVAPORANDO
Falando ainda em combustível, pelo andar da carruagem, o Etanol que era a principal opção quanto à questão ambiental, e principalmente pelo fato de que deveria ter um valor mais acessível em relação à gasolina, pode sumir do mercado, pois não compensa financeiramente. Cerca de cinquenta usinas encerraram suas atividades e para 2014, está previsto o fim de mais 12 pelo menos.

TÁ FALADO
Ontem comentei sobre a insatisfação dos vereadores em relação a algumas críticas a eles e ao poder Legislativo feitas em rede social. A vereadora Eunice Mendes (PMDB) entrou em contato e disse que ela e o vereador Cezar Batista de Oliveira “Cezinha” (SDD) não se incluem nesse movimento.

SUGESTÃO
O vereador Cezar Batista sugeriu ao prefeito que estude a possibilidade de passar a administração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento ainda em construção, para a direção da Santa Casa de Misericórdia.
======================

ENTRE ASPAS

“Estive ontem no Procon e as atendentes me informaram que o órgão local não tem alçada para multar empresas justamente porque essa autorização depende da aprovação do Legislativo e que o assunto está engavetado. Procede ?”
Frederico Oliveira.

“Estivemos em 22 escolas para efetuar a aplicação da primeira dose e vamos continuar acompanhando a equipe e repassando orientações para as jovens sobre possíveis dúvidas quanto à doença. A nossa meta é que esta geração esteja protegida contra o vírus HPV”.
Da coordenadora do Departamento de Epidemiologia Maria Lúcia Hirono, sobre as 1.785 meninas de 11 a 13 anos, imunizadas contra o vírus do Papiloma Humano (HPV).

1 Comentário

  1. Edilvo Mota disse:

    Em 2005, uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e Unimed disponibilizou para cerca de 20 médicos araguarinos o curso prático de atendimento a emergências, ministrado por professores da USP Ribeirão Preto. Dentre outros procedimentos, o curso tratou da entubação do paciente, utilizando moderna tecnologia com boneco em tamanho natural, possibilitando assim extremo realismo ao treinamento.
    A organização do curso foi uma louvável iniciativa do médico anestesiologista José Samuel de Paula, então secretário-adjunto da saúde no município. Vários dos médicos participantes militavam, então, no serviço municipal de saúde.

Deixe seu comentário: