Radar – Encontro
ter, 17 de dezembro de 2013 00:53
ENCONTRO
Atendendo pedido dos vereadores, o prefeito e os secretários – Oliro Vieira da Costa Junior – Governo; Nilton Eduardo Castilho – Planejamento e Érico Chiovatto – Fazenda, estiveram reunidos na tarde de ontem no gabinete do presidente da Câmara. Eles foram esclarecer dúvidas quanto ao pedido de autorização do Legislativo para que a prefeitura possa contrair empréstimos na ordem de R$ 40 milhões destinados à pavimentação das ruas do bairro Vieno, e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, para receber a carga sanitária do córrego Brejo Alegre. Caso não haja outro entendimento após o encontro, o prefeito Raul Belém (PP) pode ter a aprovação nesta quarta-feira, 18, quando os vereadores têm reunião extraordinária marcada.
LONGO PRAZO
A linha de crédito pleiteada pela administração tem carência de quatro anos para iniciar o pagamento do valor citado, desta forma, a previsão para pagamento da primeira parcela seria em 2017. A pavimentação de ruas no bairro Vieno e principalmente a construção de uma estação de tratamento de esgoto são de grande importância para a cidade, levando-se em consideração que no futuro, os municípios que não tiverem seus esgotos tratados, poderão perder recursos federais.
PRÁTICO, PORÉM…
Em outras cidades, a solução para resolver o assunto sem buscar empréstimos, foi privatizar para a Copasa, que investe pesado no tratamento de esgoto da cidade, mas em contrapartida, busca seu investimento nas tarifas de água e esgoto que passam a ter preços salgados, prova disso acontece em cidades próximas como Estrela do Sul e Indianópolis.
REAJUSTE
Recentemente a reportagem da Gazeta do Triângulo trouxe detalhes em matéria sobre a iluminação pública, que será de responsabilidade do município provavelmente em 2015. Representantes da estatal CEMIG estiveram na Câmara Municipal para falar sobre a decisão em definitivo. Para isso, se encontra na pauta de votação do Legislativo, um projeto que reajusta os valores cobrados pelas tarifas de iluminação pública em 2014.
REVÉS
Na edição anterior, comentei sobre o impasse envolvendo a definição de local para instalação do frigorífico de peixes em Araguari, cuja área desejada pelo investidor é de aproximadamente 700 mil m2, que deve ser doada pelo município. Na ocasião, cheguei a relatar a insatisfação dos vereadores com o secretário de Desenvolvimento, Clesio Meira após audiência na Câmara Municipal para tentar agilizar a liberação para início do investimento. Na verdade, existe um local que o proprietário está disposto a ceder para que o município possa fazer então a doação para o investimento, no entanto, o valor pedido seria em torno de R$ 5 milhões, que o proprietário estaria disposto a permutar por outros terrenos do município. Porém, o proprietário alega ter aquidido a área por aproximadamente R$ 2,5 milhões e, na avaliação da prefeitura, o valor foi inferior — teria atingido cerca de R$ 2,4 milhões.
EXEMPLO
Em Uberlândia, a prefeitura decidiu desfazer as trocas de terrenos com Vinícius Félix de Miranda, o Bruno, da dupla Bruno e Marrone. No acordo, o sertanejo havia cedido dois terrenos, um no bairro São Jorge e outro no Canaã, avaliados em R$ 2,3 milhões. Em troca, o município cedeu um terreno no bairro Morada da Colina avaliado em R$ 6 milhões. Essa negociação ocorreu na gestão Odelmo Leão (PP) e diante dessas diferenças, a justiça interferiu no caso.
SAÍDA?
A solução pode estar em outra área oferecida recentemente com valor bem mais acessível. Segundo informações chegadas a esta coluna, o local pode ser avaliado pela administração nos próximos dias.
CONTANDO OS DIAS

Como havia dito anteriormente nesta coluna, o prefeito Raul Belém não esconde sua esperança a partir de janeiro de 2014, quando o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) seu padrinho político, assume o posto de governador de Minas Gerais com o pedido de licença do titular.
========================
“As questões técnicas para receber este investimento devem ser consideradas, pois somos inteiramente favoráveis e lutamos pela instalação do frigorifico de peixes em nosso município!”.
Do prefeito Raul Belém.
“O prazo para terminar o inquérito é de 30 dias, mas pode ser prorrogado por mais um mês. O objetivo é transformar essa ordem de prisão em flagrante numa medida preventiva, o que dificulta os suspeitos de responderem o processo em liberdade”.
Do delegado da 4ª DRPC Fernando Storti, sobre a operação contra o trágico de drogas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira dom, 21 de junho de 2026
- Aeroporto de MoC terá terminal de cargas sáb, 20 de junho de 2026
- OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas sáb, 20 de junho de 2026
- Estado de Minas Gerais lidera o ranking das infrações relacionadas à Lei Seca, que completou 18 anos sáb, 20 de junho de 2026
- Rodada terá sete jogos, com destaques para Campo Redondo x Millenium e Novo Horizonte x Goiás sáb, 20 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE JUNHO sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura promove campanha “Sorriso de Estrelas” com ações de saúde bucal em cinco UBSFs sáb, 20 de junho de 2026
- Evento “Quartel de Portas Abertas” acontece nesta segunda-feira, 22, na sede da 2ª Companhia de Bombeiros em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis assina ordem de serviço para ampliação do Centro de Controle de Zoonoses sáb, 20 de junho de 2026
- Malocchios MC celebra 10 anos com 4º Motorock Solidário em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
