Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 Fazer o Login

Radar – Desencontros

ter, 28 de janeiro de 2014 00:00

Abertura Radar
charge2801
DESENCONTROS
Apesar de na sexta-feira, 24, o secretário de Governo Oliro Vieira da Costa Junior não ter confirmado a presença do cantor sertanejo Luan Santana como a principal atração do Carnaval 2014, no sábado, o prefeito Raul Belém (PP) em conversa com este colunista ratificou a apresentação do artista e também da dupla Henrique e Giulliano e da Velha Guarda da Mangueira em frente ao Palácio dos Ferroviários. Pelas atrações, o Carnaval em Araguari, como em 2013, será detaque na região.

COM MORAL
E por falar no secretário de Governo, o prefeito Raul Belém vem deixando claro em suas reuniões seja com vereadores ou secretários, que Oliro Junior tem carta branca para tomar as decisões em sua ausência. Junior foi, durante muitos anos, braço direito do ex-deputado Raul Belém e conhece o prefeito como ninguém.

MISSÃO
raulbelemradarSobre os pretensos candidatos a deputado estadual, o prefeito Raul Belém (foto) adiantou ao RADAR, que vai se reunir nos próximos dias com Sebastião Joaquim Vieira “Tiãozinho” (PRP), Giulliano Rodrigues – Tibá (PTC), Rafael Guedes (SDD), Carlos Machado (PDT) e Marlos Fernandes (PPS). Belém disse que o objetivo é que haja um consenso em relação a nomes para estudual e federal onde são postulantes o ex-prefeito Marcos Alvim (PSC), José Ricardo Resende (PPS) e Cezar Batista de Oliveira “Cezinha” (SDD).

NINHO
Falando em pretensos candidatos, o presidente da Câmara Municipal Sebastião Joaquim Vieira encontra-se em Belo Horizonte em convenção do seu partido tratando de ajustes para sua pretensa candidatura a estadual.

ESPERANÇA
Dez dos 77 deputados estaduais de Minas não concorrerão à reeleição. Sete deles porque disputarão nas eleições de 5 de outubro outros cargos eletivos, caso do presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PP), que será o candidato a vice na chapa do PSDB para a sucessão do governador Antonio Anastasia (PSDB). Dois deputados estaduais – Antônio Genaro (PSC) e Sebastião Costa (PPS) – planejam legar aos filhos as bases políticas. Diferente é a disposição de Jayro Lessa (DEM). Com um patrimônio declarado de R$ 40,06 milhões nas eleições de 2010 – parlamentar mais rico da Casa –, Lessa, que é empresário, cansou da vida política. E decidiu falar o que quer dela: “um deputado pode fazer pouco. Em tudo depende do governador, do prefeito e tudo vira um toma lá dá cá. Sou muito independente para isso”.

IPTU
Hoje pela manhã acontece mais uma reunião da Câmara Municipal e o assunto pode ser o projeto que prevê descontos para pagamento do IPTU 2014. Como a coluna vem comentando nos últimos dias, a previsão era de desconto de 50%, mas houve uma reviravolta e o desconto será de 30%. A redução seria uma forma de compensar financeiramente o município uma vez que o prefeito vem cumprindo algumas ações consideradas difíceis de seu plano de governo como a isenção do IPTU para residências com até 70 m2 e isenção da tarifa de água para famílias carentes entre outros compromissos que beneficiem os servidores municipais – assuntos que estão na pauta do prefeito.

DE LONGE…
Quem pegou carona no assunto diretamente do Rio de Janeiro, foi Justino Carvalho Neto (PRB) que gravou um vídeo pedindo mais desconto no IPTU e postou na internet. O vídeo desagradou os vereadores que alegaram a falta de informação do mesmo ao tratar de aumento do tributo, o que não existe. Hoje na oposição ao governo Raul, mesmo de longe, Justino que estava na campanha vitoriosa em 2012, teria chegado a receber um convite para assumir uma secretaria no governo, mas teve seu nome vetado não pelo prefeito, e sim pelos vereadores eleitos por seu partido, o PRB.

DOENÇA?
Os advogados de defesa não foram os únicos a atuar em prol dos mensaleiros durante o julgamento da Ação Penal 470, bem como a acusação não se restringiu à atuação da Procuradoria-Geral da República. Uma curiosidade, desde o início do processo, é a procura da Justiça por populares interessados em “defender” correligionários e “injustiçados”, como petistas se referem aos condenados filiados ao partido. Diferentemente da maior parte dos demais processos, esse envolveu paixões e mobilizou multidões favoráveis e contrárias aos envolvidos no escândalo de compra de apoio parlamentar ao primeiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
============================

“Os vereadores entenderam a necessidade e aprovaram o convênio. Estávamos aguardando a posição para poder assinar o contrato. Vale ressaltar que se não houvesse a ampliação do recurso repassado pela prefeitura, os estudantes pagariam R$ 32,75 a mais. Além disso, os recursos serão exclusivos para atender a demanda do transporte. Certamente, será uma nova realidade para os associados”.
Warley Morais, “Warley Maravilha”, presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Araguari (Auti), sobre a ampliação do convênio aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

2 Comentários

  1. expedito castro alves junior disse:

    O justino foi colocado de lado foi pelo prefeito pois e de sabedoria que os vereadores recebem ordens do raul, se alguem me apoia eu coloco ele onde eu quero, entao isso e curtina de fumaça, oRaul meteu o pe nos seus aliados, e eles estao formando um bloco de coalissao para a proxima eleiçao o que acho que nem prescisa pois ele ja deuum tiro no pe,

  2. Lorrayne oliveira disse:

    Eu Nao acredito que meu sonho vai ser realizadoo vou ver o Luan Santana Te Amo Raul brigadooo

Deixe seu comentário: