Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Queimadas atingem lotes, áreas verdes e preocupam Corpo de Bombeiros

qua, 18 de junho de 2014 00:25
Militares se preocupam com os focos de incêndio em lotes e terrenos, uma vez que acabam se alastrando. Foto: Divulgação

Militares se preocupam com os focos de incêndio em lotes e terrenos, uma vez que acabam se alastrando. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – O tempo seco, a baixa umidade e os ventos fortes estão facilitando a propagação de focos de incêndio em várias regiões de Minas Gerais. A previsão é que as queimadas continuem intensas até o mês de outubro.

Em Araguari, são registrados em média seis focos de incêndio diariamente. Segundo alertou o subtenente Márcio Henrique Soares do 10º Pelotão do Corpo de Bombeiros, os efeitos da seca começaram a ser percebidos, aumentando significativamente o número de queimadas. Para ele, o preocupante são as queimadas em lotes baldios e terrenos sendo que essas ocorrências começam com pequenos focos que acabam se alastrando.

“Esta época merece muita atenção. Estamos atentos trabalhando na prevenção, fiscalização e no combate efetivo desses focos de incêndio, entretanto, devido à grande demanda tanto de queimadas quanto de acidentes no trânsito que vem crescendo consideravelmente no município, os militares não conseguem atender a todos,” ponderou.

O militar orienta a população a não queimar folhas em quintais, lixo ou atear fogo em terrenos baldios, pois além do risco de incêndio de grande proporção e acidentes, a fumaça das queimadas pode causar problemas respiratórios à população e aos animais.

“Infelizmente as pessoas ainda colocam fogo em folhas, sujeiras, e não conseguem controlar. O vento forte desta época do ano aliado à vegetação seca faz com que o fogo se alastre facilmente. Por isso sempre orientamos a não colocar fogo em nenhuma área”, diz.

O problema atinge ainda as estradas da região e para amenizar, o militar pede a conscientização de motoristas. Uma das principais causas de queimadas nas rodovias no Estado é o lançamento de tocos de cigarros pelas janelas dos veículos. A vegetação seca se torna combustível para o fogo, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e também os balões.

“As pessoas que se depararem com alguém praticando tal feito, devem entrar em contato também com a Polícia de Meio Ambiente, uma vez que, iniciar queimadas, é um ato criminoso,” finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: