Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

“Queimada apaga a vida”: Araguari aposta na educação para enfrentar queimadas

sex, 27 de junho de 2025 10:09

Da Redação

Foto 1: O objetivo é envolver toda a comunidade escolar na reflexão e no enfrentamento dos danos provocados pelas queimadas.

Apesar das temperaturas mais amenas em algumas regiões, o inverno é a estação com maior incidência de queimadas no Brasil. A escassez de chuvas, a baixa umidade do ar e a vegetação seca criam condições ideais para o surgimento e a propagação do fogo. Durante o dia, as temperaturas ainda elevadas e os ventos intensos agravam a situação, tornando mais difícil o controle dos focos de incêndio.

Além dos fatores climáticos, ações humanas continuam sendo as principais causadoras de queimadas, como a limpeza irregular de terrenos ou práticas agrícolas inadequadas. Os impactos vão além do meio ambiente, afetando diretamente a saúde da população, a qualidade do ar e os recursos naturais.

Atenta a esse cenário, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou no dia 25 de junho o projeto “Queimada apaga a vida, acenda a consciência!”, uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental Gira Sol. A proposta foi apresentada a diretores de escolas municipais e centros de educação infantil, com foco na conscientização sobre os prejuízos causados pelas queimadas.

O evento de lançamento contou com a presença da secretária de Educação, Cristiane Nery; do subsecretário de Meio Ambiente, Luis Antônio de Paiva; do comandante dos Bombeiros Militares de Minas Gerais em Araguari, tenente Helder; do sargento Wagner, da Polícia Militar Ambiental; e do representante da Defesa Civil, Lucenildo Batista. Também participaram os vereadores Levi Siqueira e Maria Cecília, além de estudantes, servidores das secretarias de Educação e Comunicação, diretores escolares e integrantes da equipe do Gira Sol.

De acordo com a Prefeitura, o projeto prevê diversas atividades pedagógicas e interativas, como músicas, textos, vídeos, charges, palestras, dinâmicas, blitz educativas e ações digitais. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar na reflexão e no enfrentamento dos danos provocados pelas queimadas, especialmente no período seco do ano.

“A Administração Municipal reforça que o combate às queimadas é uma responsabilidade coletiva, e que a educação ambiental é uma ferramenta essencial para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente”, destacou a gestão.

Foto 2; O foco do programa é a conscientização sobre os prejuízos causados pelas queimadas.

17 Comentários

Deixe seu comentário: