Quinta-feira, 27 de Março de 2025 Fazer o Login

Quarta-feira de Cinzas movimenta paróquias de Araguari

qui, 6 de março de 2025 08:02

Da Redação

 

O período da Quaresma foi iniciado nesta quarta-feira de Cinzas e se estenderá até o domingo, dia 20 de abril de 2025, conhecido como o tradicional “Domingo de Páscoa”.

 

As celebrações com a benção das cinzas ocorreram já nas primeiras horas da manhã, com um grande movimento na Igreja Medalha Milagrosa, que contou com a presença de centenas de fiéis.

 

Durante a parte noturna, a mesma movimentação foi observada em todas as paróquias da cidade. Dentro da crença católica, a quarta-feira de Cinzas é um dos dias mais importantes do ano, somado à sexta-feira santa e ao Natal.

 

A quarta-feira de Cinzas é uma data extremamente importante do calendário religioso católico. Essa data marca o encerramento do carnaval e o início da Quaresma em diversos locais de tradição religiosa cristã. É tradicional na Igreja Católica que missas sejam realizadas durante esse dia.

 

Com o término do Carnaval, inicia-se um período que é absolutamente o oposto de tudo que representa o Carnaval: a Quaresma. Na tradição cristã, a Quaresma é um período de penitência, marcado por jejuns, obras de caridade, leitura da Bíblia e muita oração, ou seja, todo o hedonismo carnavalesco é substituído por uma vida ascética, isto é, voltada para a espiritualidade.

 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou nesta quarta-feira, 5, em todo o país, a Campanha de Fraternidade 2025. Desta vez, o debate proposto para o período da Quaresma traz o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito

bom”, uma referência ao texto de Gênesis que fala da Criação.

 

Segundo o “Texto Base” da Campanha, o objetivo desta temática é propor uma espécie de conversão ecológica, chamando os cristãos a se sentir parte do meio ambiente e a cuidar dele, como guardiões. Todo o embasamento do tema leva em conta alguns textos, como a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, onde o Pontífice fala justamente de temas socioambientais. O documento completa 10 anos em 2025. Outra referência é o “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis, que este ano completa 800 anos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: