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Qualidade do transporte público é tema de reunião entre vereadores, secretaria e Sertrans

sáb, 22 de fevereiro de 2014 00:29
Melhorias na prestação do serviço de transporte público foram cobradas por representantes do Legislativo. Foto: Gazeta do Triângulo

Melhorias na prestação do serviço de transporte público foram cobradas por representantes do Legislativo. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – Assuntos envolvendo o transporte público araguarino foram discutidos ontem pelos vereadores José Donizete Luciano – Tenente Luciano (PP) e Paulo do Vale (PV), que fazem parte da Comissão de Trânsito da Câmara, José Maximino, representando a secretaria de Trânsito e Transportes e Francis Lorran Duarte, gerente de operação da empresa Sertran em Araguari.
Presidente da Comissão, Tenente Luciano repassou à empresa reclamações de usuários devido ao atraso dos ônibus ou pontos em que eles não passam, além de cobrar diversas informações sobre como esse serviço é oferecido e se a Sertran pretende participar da licitação que irá definir a empresa que será responsável pelo serviço. “Queremos saber o que eles podem fazer para melhorar, se estão pensando em ficar por mais tempo. Eles foram convidados, mas não haviam comparecido em outras ocasiões,” disse.

Vale lembrar que a Sertran opera desde novembro do ano passado em regime de contrato emergencial. Ou seja, apenas temporariamente. O documento previa prestação do serviço durante 90 dias e prorrogação pelo mesmo período.

O representante da empresa, Francis Lorran, afirmou que o sistema de transporte do município é defasado, mas que a empresa ainda não aplicou as mudanças porque o serviço está sendo prestado por um curto período de tempo. “É preciso haver um realinhamento. Em alguns bairros há cinco ônibus circulando e outros sem nenhum, com apoio da secretaria de Trânsito fizemos a demarcação de pontos. A cidade cresceu e o sistema de transporte não,” comentou.

Ele ressaltou ainda que a empresa tem interesse em participar da licitação e caso seja a vencedora, irá colocar em prática melhorias como substituir a frota por outra mais nova.

Representante da secretaria de Trânsito, José Maximino ressaltou que, apesar das reclamações existentes, houve diminuição em relação à prestadora anterior. “Temos um telefone para esse atendimento e notamos que as reclamações diminuíram, alguns até ligam para elogiar a empresa,” contou.

Sobre atrasos e em caso de ônibus que não passam no ponto, Francis Lorran pediu para que a população informe a situação pelo telefone 3513-9999.

4 Comentários

  1. Claudio disse:

    A prefeitura tem que realizar essa licitação logo, pra população Araguarina ter um transporte de qualidade.

  2. Cristiano disse:

    Em Araguari as coisas são devagar, deveria se fazer como em Uberlândia, construir um terminal colocar mais ônibus circulando e incentivar a população a andar de ônibus.

  3. Douglas Nasimento disse:

    Como a qualidade do transporte em Araguari é péssima, muitas pessoas recorrem aos pontos de moto-táxis. Eu mesmo sou um exemplo disso. Quando preciso ir ao centro, vou de carro com o meu tio ou de moto com a minha irmã. Caso contrário, o moto-taxista é logo, a primeira opção, mesmo sendo um recurso bem inseguro, já que a grande maioria não respeita os limites de velocidade.

    Se o serviço prestado da SERTRANS fosse melhor, provavelmente, muitas pessoas seriam atraídas para o transporte público, uma vez que o valor cobrado pelos moto-taxistas é alto.

    Em Uberlândia, o nível é outro. Por mais que aja superlotação nos horários de pico, a empresa UBERTRANS consegue ser organizada. Cumpre com os horários e os pontos são bem definidos. Ressaltando-se que há vários terminais. Fora a importância que se tem, em algumas rotas, terem ônibus disponibilizados a cada 10/15 minutos.

  4. flavio disse:

    incentivar a população a andar de onibus??? como??? se os vereadores , o prefeito e o vice começarem a andar ai eu ando.

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