Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Provas do processo seletivo de agentes da Saúde têm mais de 80% de comparecimento

ter, 15 de dezembro de 2015 08:00

Da Redação

Gabarito oficial foi publicado e prazo para recursos começa nessa semana

As provas do processo seletivo para contratação de Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitário de Saúde (ACS) foram aplicadas nesse domingo, 13. O certame contou com 4800 inscritos, sendo que 2734 concluíram o pagamento e puderam realizar as provas.

Convocação dos aprovados deve ter início em fevereiro

Convocação dos aprovados deve ter início em fevereiro

 

De acordo com o secretário de Administração, Braulino Borges, houve poucas faltas no processo seletivo. “A prova foi um sucesso. Durante a manhã tivemos um comparecimento de 86% dos candidatos e durante a tarde de 89%. Foi um aproveitamento muito bom, demonstrando que as pessoas estão confiantes e acreditando no processo seletivo”.

O secretário comenta que todos os critérios foram cumpridos de acordo com o que foi exigido por lei. “A prova foi a nível fundamental. Não cobramos nenhuma disciplina acima disso, pois foi exigido por lei. Os candidatos estavam bastante tranquilos e elogiaram a organização do processo. Abrimos e fechamos os portões no horário e não liberamos a entrada dos candidatos que chegaram atrasados. As pessoas que não portavam os documentos foram impedidas de realizar a prova”.

O secretário afirma que esteve presente durante todo o processo seletivo. “Estive no Imepac para garantir a lisura do processo e tudo foi feito com muito respeito. Agradeço aos candidatos que acreditaram na prefeitura e a toda a equipe que trabalhou durante as provas”.

Segundo o secretário, o gabarito oficial foi publicado nessa segunda-feira, 14. “Publicamos o gabarito ontem e, provavelmente, na quarta-feira, 16, abriremos o período para os recursos e questionamentos. Caso algum candidato queria fazer o recurso, basta entrar no site do Instituto Assistencial de Desenvolvimento Humano, Educacional e Desportivo (IADHED), ou vir até a secretaria de Administração, apresentar os documentos e fazer o recurso”.

O resultado será divulgado em janeiro e os candidatos serão convocados para a segunda etapa. “Para a classificação, exigimos que obtivessem pelo menos 50% da nota e não fosse zerada nenhuma matéria. Os classificados serão convocados para o exame psicotécnico e um curso, com duração de 40 horas, de caráter eliminatório. Nossa expectativa é que o processo seja finalizado em fevereiro e, até o final do mês ou início de março, comecemos as convocações”.

O processo seletivo contou com 4800 inscritos, sendo que 2734 concluíram o pagamento e puderam realizar as provas. Serão selecionados 48 Agentes de Combate a Endemias e 77 Agentes Comunitários de Saúde, para as Unidades Básicas de Saúde do Amorim (4), Goiás (4), Piracaíba (2), Santa Helena (4), Amanhece (2), Bosque (2), Brasília (2), Chancia (3), Goiás Parte Alta (4), Gutierrez (2), Independência (3), Maria Eugênia (2), Novo Horizonte (2), Paraíso (2), Portal de Fátima (3), Santa Terezinha (2) e São Sebastião (2).

Os Agentes Comunitários de Saúde trabalham com atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações e visitas domiciliares, individuais ou coletivas, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS e supervisão da secretaria de Saúde. O trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde Família.

As atribuições dos Agentes de Combate a Endemias são o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas e promoção da saúde, mediante ações de vigilância de endemias e seus vetores. As ações são realizadas em conformidade com as diretrizes do SUS e supervisão dos diretores de cada município.

Os agentes também realizam visitas domiciliares em um trabalho setorizado de 800 a 1.200 imóveis bimestralmente e são responsáveis pelo tratamento de depósitos com larvicidas ou a eliminação dos depósitos, caso não seja possível o tratamento. Essas eliminações podem ocorrer através de mutirões de limpeza. Também é função dos agentes a educação em saúde e orientação dos moradores, evitando focos de mosquitos nas residências, manuseio de bombas costais para aplicação de inseticidas e aplicação de vacinas antirrábicas em cães e gatos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: