Proposta para cultivo de plantas que ajudam a combater a dengue é apresentada na Câmara
qui, 12 de junho de 2014 00:16DA REDAÇÃO – Uma novidade no combate à dengue foi apresentada pelo vereador Dhiosney Andrade (PTC) na última sessão da Câmara: o cultivo de citronela (Cymbopogon Winterianus) e de crotalária (Crotalaria Juncea) como método natural para deter o mosquito transmissor do vírus. O projeto de lei prevê que o município divulgue os benefícios e estimule a manipulação das plantas em residências, comércios, indústrias e terrenos baldios.
A campanha será de responsabilidade do Executivo, com a distribuição de mudas e sementes das plantas em questão durante as ações de combate ao Aedes aegypti que são promovidas pela secretaria de Saúde. Além disso, o projeto também prevê a divulgação em escolas da rede municipal de ensino, mostrando as sementes da Crotalária e mudas de Citronela para as crianças.
Caberia ainda ao município o plantio dessas espécies em praças, canteiros de avenidas, margens de rios, riachos e demais áreas públicas. As despesas seriam com verba orçamentária própria e a regulamentação no prazo de 30 dias após publicação, caso seja aprovada.
Como justificativa para o projeto, o vereador mencionou outras cidades que aderiram ao método e tiveram sucesso, como Juiz de Fora (MG), Anápolis (GO), Dourado (MS), Teresina (PI) e Vitória (ES). “Considerando o interesse público e os custos reduzidos para a implantação, esperamos aprovação do projeto,” ressaltou.
COMBATE ECOLÓGICO
A citronela é bastante conhecida por funcionar como um repelente natural contra mosquitos, utilizada em muitos lugares do mundo para impedir a transmissão de malária e febre amarela. Sua atuação pode atingir uma área de até 50 m². Por sua vez, a crotalária atrai libélulas que são predadoras naturais do mosquito. As plantas não causam danos à saúde e não há registro de ocorrência de reações alérgicas.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

O biólogo da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso, Luidi Novaki afirmou em entrevista à Rádio Sorriso, no programa “A Voz do Povo”, que a planta crotalária não tem efeito nenhum no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A afirmação do biólogo tem como base estudos desenvolvidos que indicam que o uso da planta crotalária não tem eficácia no combate a dengue, porque a dengue é uma doença que o seu vetor, o mosquito Aedes aegypti tem seu habitat principalmente urbano e a crotalária seria para atrair um predador, que no caso é a libélula. Mas esse predador não vem muito no ambiente urbano, então a eficiência seria muito baixa. Uma outra coisa é com relação às larvas do mosquito Aedes, esse estudo também mostra que as larvas da libélula não predam preferencialmente as larvas do mosquito Aedes, uma vez que a libélula só põe seus ovos em grandes depósitos de água e o mosquito depende apenas de uma gotinha de água que pode ser numa tampinha de garrafa. Por isso, o resultado da utilização dessa planta é muito baixo e ainda traz uma falsa sensação de segurança à população, levando as pessoas a relaxarem com os cuidados básicos. O biólogo afirma que o que é eficiente mesmo no combate ao mosquito é a limpeza e eliminação de qualquer recipiente que possa se tornar um criadouro. FONTE:http://secretariadesaudeterranova.blogspot.com.br/2011/03/biologo-afirma-que-crotalaria-nao-tem.html
Quanto a citronela, embora ela não acabe com o mosquito, acredito que a planta afasta o mosquito e nos protege da picada.