Promotor de Justiça entra com ação cível contra alinhamento de preços nos postos de combustíveis
ter, 11 de fevereiro de 2014 00:20
Promotor de Justiça dos Direitos dos Consumidores Valter Shigueo Moriyama. Foto: Gazeta do Triângulo
MEL SOARES – A partir de denúncias em jornais, o Promotor de Justiça dos Direitos dos Consumidores Valter Shigueo Moriyama iniciou processo no ano de 2011, no intuito de apurar o possível crime de cartel ou alinhamento de preços.
“Constatamos que os estabelecimentos estão praticando alinhamento nos preços, consequência que vai direto para o bolso do consumidor, que não tem opção na hora de abastecer. Nas pesquisas do Procon, a variação de preços gira em torno de dois centavos, cenário que precisa ser mudado”, explicou.
De acordo com a coletiva de imprensa concedida pelo Promotor na segunda-feira, 10, a ação cível foi protocolada nesta data e encaminhada a 4ª Vara Cível como pedido de tutela antecipada, para que seja aplicada multa diária de R$ 1.000 a cada estabelecimento que estipula preço sem estar de acordo com as suas despesas. “O preço da gasolina em um posto que oferece uma estrutura de qualidade para o seu cliente não pode ser equiparado a outro com simples atendimento”, exemplificou.
Conforme informações, a partir de ontem, Rowilson Gomes Garcia, juiz da 4ª Vara Cível tem o prazo de 48 horas para informar se irá conceder ou não a tutela antecipada.
Se a decisão judicial favorecer os direitos do consumidor, os postos de combustíveis deverão se adequar às exigências e oferecer vantagens aos clientes. “O objetivo é de que haja livre concorrência entre os postos para que o consumidor possa optar pelo melhor preço”, defendeu.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- O candidato em quem o próprio partido diz não confiar dom, 9 de agosto de 2026
- Minas registra queda do analfabetismo sáb, 8 de agosto de 2026
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
- Agosto Dourado destaca benefícios da amamentação para mães e bebês qui, 6 de agosto de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
sem contar a diferença estrondosa com os preços praticados em uberlandia, la se encontra a 2,79 10% mais barato, isso tbm precisa ser investigado e denunciado..