Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Projeto visa regulamentação de taxistas em Araguari

qui, 13 de fevereiro de 2014 00:02

DA REDAÇÃO – Uma nova perspectiva voltada para a classe dos taxistas pode se tornar realidade em Araguari. De acordo com um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal, a regulamentação do serviço estaria na pauta de uma das novidades para a classe este ano.

A proposta prevê, inicialmente, um selo padronizado aos veículos, contendo todas as informações necessárias acerca do serviço. Foi o que explicou o vereador proponente do projeto, José Donizete Luciano – “Tenente Luciano” (PP). Segundo ele, a iniciativa não se restringe aos motoristas.

“Estamos procurando a regulamentação da profissão. Foi elaborado um projeto de lei para criar um selo padrão aos taxistas. Lançamos a ideia, que foi bem aceita, pois além de valorizar os condutores, leva em consideração os usuários do serviço, com um telefone disponível para o setor de reclamações em cada veículo”, destacou.

Em várias ocasiões, o vereador se reuniu com os trabalhadores a fim de atribuir os principais pontos a serem adotados. Conforme apurou a reportagem, outro encontro está marcado para esta sexta-feira, 14, na Câmara Municipal. Com as mudanças, condutas ilegais como transportes irregulares poderiam ser evitados.

“A proposta se refere a adequações mais básicas. Tratamos todo o processo com os taxistas, que acompanham as reuniões de perto e participam diretamente. Com a chegada de grandes empresas ou órgãos que geram movimentação de pessoas, a expectativa é que o próprio serviço avance, aumentando a demanda. Por isso, pretendemos garantir a utilização dos veículos, sem a interferência de terceiros”, completou o vereador.

Até então, apenas seis pontos de táxi são instalados. Contudo, nem todos admitem a infraestrutura adequada. Recentemente, o parlamentar foi o proponente de um projeto para que os mototaxistas apresentem prestações de serviços anuais, constando bons antecedentes comprovados via certidão criminal. A proposta acabou aprovada pelo Legislativo e, a categoria regulamentada. Para o vereador, medidas como essa são fundamentais para valorizar a classe.

“Nosso intuito é que os taxistas ainda sindicalizem a classe, tornando um grupo representativo no município. Os trabalhadores precisam de um respaldo para reivindicar seus direitos. Ouvimos várias reclamações de veículos que circulam oferecendo o transporte clandestinamente. Diante disso, também propomos um aumento na fiscalização”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: