Projeto inovador garante mais segurança às mulheres vítimas de violência em Araguari
qua, 21 de janeiro de 2026 10:29Da Redação

FOTO: Dr. André Luís Alves de Melo, promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Araguari, atua em parceria com a Prefeitura em um projeto inovador que reforça a proteção às mulheres vítimas de violência, com segurança e sigilo.
Araguari passa a contar com um modelo inovador e estratégico de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, que se apresenta como alternativa mais segura, eficiente e econômica em relação às tradicionais casas-lar ou casas da mulher. O projeto, desenvolvido em parceria entre a 1ª Promotoria de Justiça e a Prefeitura de Araguari, adota uma metodologia dinâmica, sem custo fixo permanente e, sobretudo, com um diferencial fundamental: o local de acolhimento não é identificado pelo agressor, garantindo maior proteção às vítimas.
Diferentemente dos modelos convencionais, que concentram o acolhimento em um endereço fixo — muitas vezes conhecido ou facilmente rastreável —, a proposta inovadora trabalha com logística flexível, dificultando qualquer tentativa de localização por parte do autor da violência. A iniciativa alia segurança, sigilo e racionalidade no uso dos recursos públicos, tornando-se uma resposta mais moderna e eficaz à complexidade dos casos atendidos.
Os números do Centro de Apoio Municipal à Mulher Vítima de Violência Doméstica (CAMM-VD / CREAS Mulher) reforçam a importância de políticas públicas estruturadas e sensíveis à realidade local. De acordo com relatório encaminhado à Promotoria de Justiça, somente em 2025 foram realizados 13 abrigamentos de mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas de seus filhos, totalizando 23 crianças e adolescentes acolhidos . O documento também aponta que, em alguns atendimentos, houve necessidade de reabrigamento, embora em determinadas situações tenha ocorrido recusa por parte das próprias vítimas.
Para o Ministério Público e a administração municipal, o novo projeto representa um avanço significativo na política de enfrentamento à violência contra a mulher, ao priorizar a preservação de vidas, o acolhimento humanizado e a eficiência na gestão pública. A atuação integrada entre Promotoria, Prefeitura e rede de proteção fortalece o atendimento e amplia as possibilidades de resposta diante de situações de risco iminente.
“A expectativa é de que o modelo sirva como referência regional, demonstrando que é possível inovar na proteção social com responsabilidade, sigilo e foco absoluto na segurança das mulheres e de seus filhos.”, destacou o Promotor de Justiça Dr. André Luís Alves de Melo.
A iniciativa reafirma o compromisso institucional de Araguari com a defesa dos direitos humanos e com o combate firme à violência doméstica, por meio de soluções efetivas e alinhadas à realidade das vítimas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Arrecadação em Minas avança 7,2% qua, 21 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 21 DE JANEIRO qua, 21 de janeiro de 2026
- Faemg mantém mobilização frente à crise do leite qua, 21 de janeiro de 2026
- Projeto inovador garante mais segurança às mulheres vítimas de violência em Araguari qua, 21 de janeiro de 2026
- VEREADOR LEVI SIQUEIRA INTENSIFICA ATUAÇÃO EM DEFESA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E APRESENTA PACOTE DE MEDIDAS EM FAVOR DO FUNCIONALISMO qua, 21 de janeiro de 2026
- Município reforça alerta e prevenção contra a dengue qua, 21 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Uberlândia divulga calendário de atividades da Futel em 2026 qua, 21 de janeiro de 2026
- Vereador Nego propõe telões na Praça Getúlio Vargas para a Copa do Mundo de 2026 em Araguari qua, 21 de janeiro de 2026
- Vereador Alex Peixoto cobra explicações da Cemig e soluções para energia, lixo, transporte e imóvel abandonado em Araguari qua, 21 de janeiro de 2026
- Atuação da PRE na MG-223 resulta na apreensão de motos e drogas qua, 21 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...