Projeto de lei prevê isenção de taxas em processos de habilitação
sáb, 22 de fevereiro de 2014 01:44Se aprovada, medida vale para todas as regiões do Estado
DA REDAÇÃO – Há seis anos, o governo de Pernambuco anunciava uma nova medida a fim de controlar um prejuízo iminente da população nordestina. Conforme a determinação, todos os processos para a Carteira Nacional de Habilitação deveriam ser oferecidos gratuitamente aos interessados.
Desde então, quase R$ 45 milhões foram investidos e mais de 54 mil pernambucanos foram beneficiados com a emissão do documento sem custos. Apenas em 2013, mais de 18 mil habilitações ocorreram isentas de pagamentos no referido estado. Desta vez, uma proposta semelhante chega a Minas Gerais.
De acordo com um projeto de lei elaborado pelo deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o processo de habilitação pode ser isento de taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; avaliação psicológica; licença de aprendizagem de direção veicular e custos da confecção do documento.
“A emissão de uma Carteira Nacional de Habilitação é um processo muitas vezes caro e dispendioso. Este projeto procura não apenas facilitar que a população carente retire seu documento, mas também possibilitar que essas pessoas concorram a vagas de emprego onde a CNH é necessária”, justifica o deputado. O programa, denominado “CNH Popular”, ainda prevê outras adequações.
Quanto aos candidatos que não concluíram o processo de habilitação nas categorias A ou B por motivos de vencimento do prazo, também ficarão isentos das taxas para a abertura de um novo procedimento. Ainda assim, para contar com os benefícios, os interessados devem preencher determinados requisitos.
Os candidatos devem comprovar o domicílio em Minas e serem alfabetizados e penalmente imputáveis, além de não estarem judicialmente impedidos de obter a CNH. Se aprovada, a medida ainda irá restringir àqueles com renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou que estejam desempregados há mais de um ano, além de beneficiários do Bolsa Família, do governo federal; alunos matriculados no ensino fundamental ou médio de rede pública de ensino; egressos do sistema penitenciário ou trabalhadores que comprovem remuneração mensal de até dois salários mínimos.
A reportagem entrou em contato com servidores de Centros de Formação de Condutores e alunos em processo de habilitação em Araguari. Apesar de compreenderem a importância da proposta, ambas as partes pouco acreditam na efetivação no território mineiro.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- PESQUISA QUAEST–FAEMG: 80% DOS MINEIROS TÊM IMAGEM POSITIVA DO AGRO sáb, 21 de junho de 2025
- Festmalhas movimenta R$ 50 milhões sex, 20 de junho de 2025
- AMM se aproxima da totalidade dos municípios mineiros e alcança 824 filiados com adesão de Senador Firmino sex, 20 de junho de 2025
- Sistema Faemg Senar anuncia doação de 84 mil litros de leite qui, 19 de junho de 2025
- IPTU 2025: Prefeitura de inicia lançamento dos valores qui, 19 de junho de 2025
- Polícia Civil abre inquérito policial para investigar a morte de menino de nove anos por atropelamento qui, 19 de junho de 2025
- BR-050 registra aumento do tráfego de veículos com a presença do feriado de Corpus Christi qui, 19 de junho de 2025
- Presença de Valdir Silva deverá impactar em grandes torneios no segundo semestre na Arena Valdemar Inácio qui, 19 de junho de 2025
- Feriado prolongado traz preocupação com período seco e propício a queimadas qui, 19 de junho de 2025
- Prefeitura de Monte Carmelo oferece Escolinha de Futebol no Multicentro qui, 19 de junho de 2025
> > Veja mais notícias...
ola fui roubado por dois bandidos armados um com uma arma automatica nem tive tempo de pedir para retirar os documentos da carteira sabendo que o medo dos bandidos e depara com policia assim tive que passar tudo rapido para eles levarom dois 2 celular e 300 reais em dinheiro prejuiso estimado em 800 reais melhor que minha vida ne e minha moto recuperei novamente mas ai eu pergunto se sou roubado meus pertence tambem não irei revelos novamente e ainda tenho que pagar pra tirar outros novamente acho isto injusto porque ja contribuimos para que esses bandidos fiquem preso e damos todos os direitos a eles de cidadão vejo oque o estados nos fazem a pagar pelo erros deles
inguanto nos não protestarem contra esses abusos seremos sempre pisoteado pelas leis que não muda a favor do cidadão de bem