Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Projeto “Caravana Viva Livre”: ações acontecem em várias escolas do município

sáb, 20 de agosto de 2022 07:35

Da Redação

 

O projeto “Caravana Viva Livre” da Secretaria da Juventude e Políticas sobre Drogas, em parceria com a Secretaria de Educação tem como objetivo promover a reflexão e a sensibilização das crianças nas escolas, através de informações de qualidade e diálogos interativos, leves e precisos, com palestras lúdico-pedagógicas, concursos de redação e atividades esportivas e culturais; fazendo assim a prevenção primária ao uso e dependência química de álcool e outras drogas.

De acordo com a Secretaria da Juventude e Políticas sobre Drogas, nessa primeira fase estão sendo contemplados os Centros Municipais de Educação Infantil, com alunos de cinco anos de idade. Essas crianças são orientadas de um jeito lúdico e divertido a ficarem longe do álcool e das drogas. Além disso, existe um momento de pintura facial dos alunos, como uma forma de mostrar que eles podem ser os heróis contra as drogas, disseminando todas as informações em seus lares.

Pintura facial nos alunos

 

As atividades começaram no dia 10 de agosto, no CMEI do distrito de Amanhece. No dia 11, o CMEI Irmã Margarida foi contemplado; no dia 12 os alunos do CMEI Zoroastro Moreira participaram do projeto. Na última terça-feira, 16, foi a vez do CMEI Padre Nilo II; no dia 17, o CMEI Maria Barbosa Naves recebeu o projeto; no dia 18, os alunos do CMEI Talita Pereira de Oliveira participaram das atividades e no dia 19, o CMEI Padre Alberto Arts recebeu o projeto.

Ontem, 19, a reportagem da Gazeta entrevistou o secretário da Juventude e Políticas sobre Drogas, Carlos Eduardo Freire para saber qual é impacto que projeto “Caravana Viva Livre” pode trazer para a população em geral. “O impacto maior na sociedade araguarina é proporcionar uma juventude sadia, por isso o trabalho com a prevenção tem objetivo de manter nossas crianças e jovens longe das drogas, visto que quando esse jovem entra no mundo das drogas, ele tem muitas recaídas, tornando mais complexa a sua recuperação. Após a conclusão do programa nos CMEI’s, realizaremos uma extensa turnê com os alunos do Ensino Fundamental I e II de nossas escolas municipais, estaduais e particulares”, disse.

A secretaria também informou que na próxima semana, outros dois CMEI’s participarão da “Caravana Viva Livre”. No dia 22 será a vez do CMEI Wanda Piruccetti e no dia 23, o projeto será realizado no CMEI Inês Vasconcelos de Paiva Neves.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: