Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Programa Mais Educação será ampliado em 2014

qui, 19 de dezembro de 2013 00:07
Legenda: O programa também passará por reformulação para chegar a um número maior de pessoas. Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU

Legenda: O programa também passará por reformulação para chegar a um número maior de pessoas.
Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – O Programa Mais Educação alcançará 29 escolas já no início de 2014, um aumento de 93% em relação a 2013, quando foram atendidas 15 unidades escolares. Logo, o número de alunos que atualmente é de 1.950 saltará para 3.750. O benefício é oferecido em Uberlândia devido à parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Governo Federal.

Para o coordenador do Programa Mais Educação em Uberlândia, Alcides Melo, da Secretaria Municipal de Educação (SME), a perspectiva é que ao final de 2014 sejam atendidas todas as 55 escolas municipais de ensino fundamental existentes na cidade, o que equivale a um aumento de 270%.

No entanto, em 2013, o programa ficou mais restrito às escolas. Já no próximo ano e com a nova metodologia, os trabalhos serão feitos nas unidades e ainda será levado para toda a comunidade com trabalhos realizados em praças e outros espaços públicos. “Faremos um estudo semanal para analisarmos os resultados e sempre estarmos em busca de melhorias. Vamos investir no que estiver certo e mudaremos o que não estiver com bons resultados”, garantiu Alcides Melo. O assessor ressaltou que outra novidade será a ampliação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, quatro eventos estão programados para ocorrer em 2014. Em maio, o Parque do Sabiá sediará o “Rock Scola”, um festival de música com alunos municipais. Os jovens talentos também terão a oportunidade de participar em outubro de um festival de hip-hop. As tradicionais festas juninas das escolas municipais terão um festival no mês de junho e serão levadas ao Centro Administrativo Municipal e ao Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). No encerramento do ano, em dezembro, o Fexa – Festival de Xadrez revelará os campeões do jogo de raciocínio na rede municipal de ensino. O programa também será incrementado com o “Mais Cultura nas Escolas” e o “Mais Esporte nas Escolas”.

Mais Educação

O Mais Educação teve início no Brasil em 2008 pelo Ministério da Educação para ampliar a jornada escolar e modernizar os currículos escolares. Em Uberlândia, o programa existe há três anos e foi dinamizado em 2013. O programa incentiva atividades com base em estudos feitos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e resultados da Prova Brasil. Com ele são observados os impactos que as escolas têm na vida e no aprendizado dos estudantes.

As escolas públicas podem fazer parte do Mais Educação e ao aderir elas optam por trabalhar atividades de acordo com seu projeto educativo. Podem ser promovidos acompanhamentos pedagógicos e ações nas áreas de meio ambiente, esporte, lazer e direitos em educação, além de cultura, artes, cultura digital, saúde, comunicação e mídias. Para o desenvolvimento das atividades, o Governo Federal repassa recursos para manter monitores, materiais de consumo e de apoio, além de instrumentos musicais e rádio escolar.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A operação é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: