Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência forma 125 alunos no primeiro semestre

qua, 19 de junho de 2024 09:09

Da Redação

 

Os temas drogas e juventude são discutidos por pais, filhos e educadores. Partindo disso, em 1992 foi criado, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema “Manter Nossas Crianças Longe das Drogas”.

Segundo o Ministério da Educação, o PROERD promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias,

a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

No dia 17, no município de Estrela do Sul, sede do 4º Pelotão da 252 Cia/53º BPM, a Polícia Militar realizou a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O evento foi presidido pelo comandante do 53º BPM, tenente-coronel Rodrigo Wolf Luz, e contou com a presença de várias autoridades.

Segundo a Polícia Militar, 125 alunos, do 5º ano e do 7º ano do ensino fundamental concluíram o programa, referente ao primeiro semestre de 2024. “As atividades do PROERD, nesse primeiro semestre, foram desenvolvidas pela instrutora cabo PM Graziela, na Escola Municipal Alessandra de Oliveira Resende; na Escola Municipal Jacó Batista do Amaral; na Escola Estadual Maria Moreira de Vasconcelos e na Escola Estadual Robert Kennedy”, disse o 53º Batalhão de Polícia Militar.

Ressalta-se que, no decorrer da solenidade os formandos fizeram o juramento, bem como receberam o certificado de conclusão do curso, uma medalha e um brinde. Além disso, os alunos que mais se destacaram na realização da redação receberam prêmios especiais como forma de congratulação pelo êxito na elaboração de um texto, no qual narraram a sua experiência no PROERD.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: