Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Programa de Agricultura Familiar distribui fertilizante e adubo

qui, 23 de janeiro de 2014 00:06
Além das 16 toneladas de fertilizantes, a Secretaria começará a distribuir para os produtores cadastrados o adubo orgânico. Foto: Beto Oliveira/SECOM/PMU

Além das 16 toneladas de fertilizantes, a Secretaria começará a distribuir para os produtores cadastrados o adubo orgânico. Foto: Beto Oliveira/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, deu início no último fim de semana a distribuição de fertilizantes e sementes aos produtores da Agricultura Familiar. Cerca de 100 produtores da região da Tenda dos Morenos foram cadastrados para receber adubo orgânico. A medida vai ajudar a diminuir o custo de produção e estimular a cultura de subsistência para os produtores com 5 mil metros quadrados até 15 alqueires de terra.

“Estamos resgatando a tradição do produtor rural para o consumo próprio, especialmente a semente de milho vai gerar mais na propriedade. Com o milho temos alimento para toda a criação e o fertilizante vai melhorar a plantação para nossa subsistência”, disse Roberto Carlos Sousa, presidente do Conselho Rural.

A distribuição do material teve início no último fim de semana. Caminhões e caminhonetes chegavam a todo instante para fazer o carregamento dos produtos. “Pode parecer pouco, os quatro sacos que temos direito, mas é uma economia que soma no final do custo. Eu precisava desse adubo que veio na hora certa, o povo da cidade reclama das chuvas, mas é com elas que temos que aproveitar para adubar e melhorar nossa produção. Estou produzindo para vender para Prefeitura mesmo”, afirmou a beneficiada Andréia Rodrigues.

A maioria dos produtores faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos, em que a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, além de oferecer o apoio, garante a comercialização, adquirindo a produção de alimentos para a doação às Organizações Não Governamentais, devidamente cadastradas na Prefeitura. João Martins Borges vai colocar o adubo na plantação. São três hectares de banana prata. “Eu não tinha dinheiro, a gente ia apertar para comprar, então isso ajudou muito, um saco de fertilizante. Já vou colocar no nosso pomar, depois a gente coloca o adubo que vai vir na lavoura”, contou o produtor.

De acordo com Bruno Maia, assessor de segurança alimentar da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, além das 16 toneladas de fertilizantes, a Secretaria começará a distribuir para os produtores cadastrados o adubo orgânico. “Este é o início dos trabalhos deste ano, a Secretaria já conhece os produtores, acompanha o trabalho deles. Ainda vamos buscar mais convênios junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e o [Ministério] da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para atender o maior número possível de produtores e fortalecer nossa produção e aquisição de alimentos”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: