Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Programa “Capacita Araguari”: prazo de inscrições termina hoje

qua, 17 de janeiro de 2024 08:03

Da Redação

As aulas começarão no primeiro trimestre de 2024
Divulgação

No dia 15, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo divulgou que os alunos do curso de pedreiro da primeira turma do programa “Capacita Araguari” estão na reta final de aprendizado. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros e acompanhados por uma instrutora do SESI/SENAI. O

programa é uma parceria da prefeitura com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Ressalta-se que, no dia 14 de dezembro, foi publicado no Correio Oficial o Edital para Ingresso no Programa “Capacita Araguari” – Senai – Turmas 2024/1. A finalidade é tornar públicas as regras para as inscrições para o programa, com oferta de cursos de qualificação profissional, disponibilizados gratuitamente para a população.

De acordo com o edital, serão oferecidos os seguintes cursos: Operador de Máquinas Agrícolas; Qualificação Profissional em Costura Industrial; Qualificação em Pedreiro de Alvenaria e Acabamento; Qualificação em Aperfeiçoamento de Instalações Hidráulicas.

No curso Operador de Máquinas Agrícolas, o aluno aprenderá a operar, ajustar e preparar máquinas e implementos agrícolas. Realizar a manutenção em primeiro nível de máquinas e implementos. Empregar medida de segurança que auxilia no planejamento do processo de produção. Para isso é necessário, ter no mínimo 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.

Nas aulas do curso de Qualificação Profissional em Costura Industrial, o estudante aprenderá a operar máquinas de costura industrial, costurando peças do vestuário sob tabela de medidas, trabalhando sob supervisão técnica, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Para isso é preciso, ter no mínimo 16 anos e concluído Ensino Fundamental.

No curso Qualificação em Aperfeiçoamento de Instalações Hidráulicas, a aluno aprenderá a executar processos de manutenção e serviços de instalações hidráulicas prediais, respeitando procedimentos e normas técnicas de qualidade, saúde e segurança e meio ambiente. Para isso é preciso no mínimo 16 anos e concluído ensino fundamental.

Para o curso Pedreiro de Alvenaria e Acabamento é necessário ter no mínimo 16 anos e concluído o Ensino Fundamental. Nele o aluno aprenderá a preparar o campo de trabalho na obra, construir fundações e estruturas de alvenaria, definir pontos de referência dos revestimentos em paredes, pavimentos, muros e outras partes de edificações com ladrilhos, pastilhas, mármores, granitos, ardósia ou material similar, tacos e tábuas de madeira, polimento e ilustração de revestimentos, cumprindo legislações vigentes, normas técnicas, de qualidade, segurança e saúde, e ainda, ambientais.

Para fazer a inscrição, o candidato deverá comparecer presencialmente na Sala Mineira do Empreendedor, localizada no CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, praça Getúlio Vargas, n° 65, bairro Centro, das 8h às 17h, entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2024. O ato de inscrição será realizado presencialmente, onde cada candidato preencherá individualmente e manualmente a ficha de inscrição, com dados solicitados, como: documento pessoal, nível de escolaridade, endereço pessoal, telefone, dentre outros. A veracidade das informações prestadas será de total responsabilidade do candidato.

Foto 2: Alunos da primeira turma já estão na reta final

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para fazer a inscrição, o candidato deverá comparecer presencialmente na Sala Mineira do Empreendedor, localizada no CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, praça Getúlio Vargas, n° 65, bairro Centro, das 8h às 17h, entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2024. O ato de inscrição será realizado presencialmente, onde cada candidato preencherá individualmente e manualmente a ficha de inscrição, com dados solicitados, como: documento pessoal, nível de escolaridade, endereço pessoal, telefone, dentre outros. A veracidade das

informações prestadas será de total responsabilidade do candidato.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: