Profissionais recebem capacitação para manuseio da Mesa Educacional Alfabeto
sex, 18 de dezembro de 2015 08:42Da Redação
Recursos pedagógicos serão utilizados no próximo ano letivo
As profissionais da secretaria de Educação participaram, entre os dias 7 e 11 de dezembro, de um curso de capacitação para o manuseio da Mesa Educacional Alfabeto, instalada no Centro Educacional Municipal Doutor Arcino Santos Laureano (CAIC).

Mesas estão disponíveis para todos os estudantes da rede municipal
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Edinamar Ferreira, o recurso pedagógico foi adquirido para auxiliar nas avaliações e atendimentos aos estudantes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem. “A mesa contempla programas específicos de alfabetização e letramento. Além disso, o material também trabalha habilidades mentais utilizadas nos conceitos matemáticos, como números e operações, espaço e forma, grandeza e medidas, dentre outros. Também foi instalada a mesa ‘Mundo das Descobertas’, para atender e avaliar as crianças no desenvolvimento da psicomotricidade, linguagem oral, raciocínio lógico entre outros”.
O curso de capacitação foi ministrado por João Peçanha, que trabalha na empresa fornecedora do material. “São duas mesas distintas, que foram instaladas no CAIC e estarão disponíveis a todos os estudantes da rede municipal de ensino. Temos 20 profissionais capacitadas, que poderão manusear a mesa e oferecer o atendimento aos alunos que forem encaminhados pelo NAI”.
O novo recurso pedagógico deve ser utilizado no próximo ano letivo. “A escola entra de férias nessa semana, porém, as mesas foram instaladas e estão habilitadas para o uso dos estudantes. Esse é um recurso muito importante para o atendimento das crianças que possuem dificuldades na aprendizagem, pois utiliza textos, palavras, imagens, sons e vídeos”.
Segundo a coordenadora, o objetivo da secretaria de Educação é, futuramente, instalar a mesa alfabeto em outras escolas da rede municipal. “Apesar de não termos a mesa em outras unidades, todas possuem uma sala de recursos, com computadores, jogos pedagógicos e outros materiais. Nossa demanda é grande”.
Mesa Educacional Alfabeto
A Mesa Educacional Alfabeto utiliza animações, material concreto, vídeos e outros recursos, criando um ambiente interativo para o aluno. Ao encaixar os blocos coloridos no módulo eletrônico, o estudante pode aprender a reconhecer as letras, construir palavras, associar aos seus significados, ler, criar e interpretar textos.
Além disso, a mesa possui um sistema de controle de atividades que armazena informações, permitindo o acompanhamento e progresso de cada grupo e identificando as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também é composta de módulo eletrônico e software com blocos em Braille, legendas em libras e dicionários.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MG deixou de arrecadar R$ 128 bilhões sáb, 28 de março de 2026
- Parceria entre UFU e Polo UAB fortalece educação superior em Araguari sáb, 28 de março de 2026
- Alex Peixoto apresenta série de requerimentos com foco em melhorias urbanas, saúde e esporte sáb, 28 de março de 2026
- Roda de conversa alerta estudantes sobre os riscos do uso de drogas sáb, 28 de março de 2026
- Sete times, quatro vagas — quem vai para as semifinais? sáb, 28 de março de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 28 DE MARÇO sáb, 28 de março de 2026
- Cuidar do sorriso: Araguari realiza nova edição da Campanha Sorriso de Estrela sáb, 28 de março de 2026
- Excelência no ensino: prefeitura de Tupaciguara recebe reconhecimento nacional em Brasília sáb, 28 de março de 2026
- Araguari: arma de fogo e munições são localizadas após denúncia anônima levada à Polícia Militar sáb, 28 de março de 2026
- Campeonato Integração do Pica-Pau sáb, 28 de março de 2026
> > Veja mais notícias...