Profissionais de diversos segmentos participam da Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas
qua, 14 de junho de 2017 05:48Da Redação
Dando continuidade às ações do ‘Junho Branco’, mês de prevenção ao uso de drogas, foi promovida em Araguari a IV Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento realizado na última segunda-feira, 12, contou com a presença de autoridades, representantes de diversos segmentos da sociedade civil e também das comunidades terapêuticas do município.
Promovido na capela do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC Araguari) pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD), a Conferência teve início com a apresentação da subsecretária Estadual de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães. Posteriormente, foi colocado em discussão o tema ‘Direitos do Dependente Químico’, por meio da palestra ministrada pela mestra em psicologia, Bárbara Maria Turci.

Cursos voltados a educadores e profissionais ligados ao tratamento de dependentes químicos fazem parte do Junho Branco
De acordo com o presidente da COMAD, Matheus Felipe Sousa e Silva, a Conferência foi um momento de unir os segmentos para discutir políticas públicas efetivas, visando a prevenção ao uso de drogas e o acolhimento do dependente.
“Estes momentos de reflexão são importantes para o trabalho que tem sido realizado. Assim podemos analisar e implementar novas ações. Nos últimos tempos temos falado muito acerca da prevenção ao uso de drogas, mas também é preciso dar atenção aos cuidados com aqueles que são dependentes químicos, por isso precisamos do apoio de todos os segmentos da sociedade,” ressaltou.
Seguindo a programação do Junho Branco, a secretaria de Políticas Sobre Drogas promoveu na manhã desta terça-feira, 13, um curso para educadores à respeito da ‘Prevenção na Base Escolar’. O tema foi ministrado pela subsecretária Patrícia Magalhães, que também explanou sobre a ‘Prevenção de Recaídas’, no período da tarde. O curso foi voltado aos profissionais que atuam na ação social, psicólogos e outros que estejam envolvidos com usuários de drogas.
O evento aconteceu na Casa da Cultura Abdala Mameri. “Durante os cursos gratuitos, os profissionais destes setores receberam orientações sobre a prevenção no âmbito escolar, com base nas diretrizes internacionais. Este curso completa as diversas ações preventivas estão sendo realizadas durante todo o ano, muitas delas em escolas,” ressaltou a coordenadora do departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana.
Além disso, segundo a coordenadora, outras ações serão promovidas no município, como a Marcha em Prol da Vida que acontece nesta quarta-feira, 14, a partir das 9h. A concentração será na praça Getúlio Vargas e segue para a praça Manoel Bonito.
“Convidamos todos as escolas da rede municipal, estadual e particular, além de membros de organizações da sociedade civil. Outras ações estão previstas para acontecer até o final do mês de junho, como a blitz educativa “Viva Livre” e o Encontro Cristão Contra as Drogas e Pela Paz,” ressaltou.
As atividades se encerram em 26 de junho, Dia Internacional do Combate às Drogas e tráfico de entorpecentes, com o Futebol Contra as Drogas. O evento ainda não tem local definido, mas será realizado às 9h.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Indústria mineira registra segunda queda qua, 12 de agosto de 2026
- OAB-MG celebra Mês da Advocacia com ações de inovação, saúde e valorização profissional qua, 12 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE AGOSTO qua, 12 de agosto de 2026
- Câmara de Araguari realiza sessão com votação de projetos e Tribuna Livre qua, 12 de agosto de 2026
- 53º Batalhão de Polícia Militar passará por mudança em seu comando qua, 12 de agosto de 2026
- Operação contra furto de gado é deflagrada pela Polícia Civil em Estrela do Sul qua, 12 de agosto de 2026
- Araguari adota novo sistema eletrônico para Alvarás de Construção qua, 12 de agosto de 2026
- Nova parceria amplia alcance do projeto “Perucas de Maria” em Araguari qua, 12 de agosto de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul amplia estrutura da saúde pública com aquisição de aparelho de Laserterapia qua, 12 de agosto de 2026
- Campanha de Multivacinação segue até 1º de setembro em Araguari qua, 12 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...