Professores recebem acompanhamento psicológico
qui, 12 de junho de 2014 03:09O projeto oferece amparo psicológico aos professores com questões ligadas ao ensino

Os profissionais que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados para a Clínica de Psicologia da UFU. Foto: Araípedez Luz P10/SECOM/PMU
DA REDAÇÃO – Através da implantação do projeto “Cuidando de quem ensina: A escuta do sofrimento psíquico dos professores”, os professores da rede municipal de ensino vão receber, ainda neste mês, acompanhamento psicológico. O projeto foi apresentando na última terça-feira (10), no Centro Administrativo Municipal, e será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (Ipufu). O programa oferecerá aos professores municipais a oportunidade de serem amparados psicologicamente devidos eventuais problemas que possam surgir em decorrência da docência.
Os trabalhos acontecerão no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Estudantes do curso de Psicologia da UFU atenderão, gratuitamente, telefonemas de professores com problemas. Algumas situações serão resolvidas pelo telefone. Outros atendimentos devem ser feitos pessoalmente e a pessoa poderá ser encaminhada para grupos de discussões, inicialmente divididos em duas turmas com capacidade máxima de 40 participantes e 20 encontros. A expectativa é que em breve sejam quatro grupos.
“Os grupos de discussões trabalharão para criar impulsos positivos nos participantes que também poderão ser levados para as escolas. Desta forma, será possível diminuir ou melhorar as condições de trabalho e da qualidade de vida de todos”, disse o coordenador do projeto e professor do Ipufu, Luiz Carlos Avelino. Os profissionais que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados para a Clínica de Psicologia da UFU.
Os estudantes participantes do projeto são voluntários e estão na fase final do curso de Psicologia da UFU. Eles serão devidamente preparados para lidar com as situações que surgirem. Após esta primeira etapa, o programa será analisado e, se for preciso, serão apresentadas propostas de mudanças.
Juntamente com o “Cuidando de quem ensina: A escuta do sofrimento psíquico dos professores”, a SME continuará desenvolvendo o “Aprendendo com a Emoção – CineAnálise”. A proposta é diminuir a quantidade de afastamentos por problemas de saúde mental dos profissionais e compreender as necessidades dos alunos municipais. Para executar o trabalho, a SME conta com a parceria do Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia (Ceepu). As edições são mensais e exibem filmes relacionados a questões vivenciadas pelos educadores.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
