Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Professores da rede municipal terão contratos renovados

qui, 9 de janeiro de 2014 01:10

DA REDAÇÃO – É dada como certa pela prefeitura a renovação dos contratos de professores da rede municipal de ensino em Araguari para mais um ano. A medida envolve cerca de 30 a 40 profissionais que completam 24 meses de serviço em fevereiro, data em que se encerra o contrato.

No total, estima-se que é superior a 80 o número de educadores em regime de contratação temporária, segundo informações da secretaria de Educação.

A lei que regulamenta as contratações temporárias (nº 5.283 de novembro de 2013) permite que um novo contrato seja firmado somente um ano após o anterior, mas abre exceção para determinados casos. Um deles é a contratação de professores substitutos, em qualquer hipótese de necessidade.

Iara Faria, secretária de Educação, enxerga na medida uma forma de não prejudicar o calendário escolar, com o início das aulas previsto para 4 de fevereiro. “Estou feliz por ter encontrado essa brecha na lei porque minha grande preocupação é o pouco tempo que teríamos para fazer o processo seletivo,” explica.

Segundo ela, a secretaria investiu na formação das professoras com cursos de capacitação e formação continuada. Além disso, estariam acostumadas com o ambiente escolar.

CONCURSO PÚBLICO
A realização de concurso público é o ideal segundo o Procurador do Município, Leonardo Borelli, mas depende de receita. “Temos que aguardar a arrecadação dos meses iniciais do ano para que o município volte a atingir os índices. É imprescindível fazer, até porque atingimos um número de professores contratados considerado alto,” revelou.

Para ele, o contrato temporário não prejudica o ensino, e sim os professores, num trabalho sem garantia de estabilidade.

2 Comentários

  1. Ednamar Vieira da Silva disse:

    Engraçado, e nós que saímos no ano de 2013, como fica continuaremos sendo prejudicados dessa maneira?

  2. Drielly Rúbia da Silva disse:

    Que Lindo! Agora todo secretariado de “EDUCAÇÃO ” da maravilhosa cidade de Araguari, que investe e prioriza bastante este segmento,descobriu a brecha que tanto procuramos durante 1 mês no ano de 2013. Resta saber como e porque o ano anterior, a mesma secretaria nao teve preocupaçao em valorizar o inicio do ano letivo,nem com a ambientação dos professores que ja estavam tambem acostumados… E o ministério público também encontrou a brecha neste TAC(termo de ajuste de conduta) considerando que no ano de 2013 alguns nomes estariam sendo cogitados a responder a esta TAC.? E como sempre tudo termina em pizza!!! Este é o país da COPA!!!

Deixe seu comentário: