Professores da rede estadual participam de assembleia com paralisação de atividades em Araguari
sáb, 10 de setembro de 2016 05:33Da Redação
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), realizou na sexta-feira, 9, uma Assembleia Estadual com paralisação total das atividades. O movimento aconteceu no pátio da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) em Belo Horizonte e contou com centenas de trabalhadores da Educação.
Seis representantes de Araguari participaram da reunião, que teve o intuito de reivindicar benefícios que foram anunciados pelo Governo Estadual e ainda não estão sendo aplicados. A pauta de reivindicações foi cobrada tanto em Belo Horizonte, quanto em Araguari. Os servidores que permaneceram no município participaram de uma Plenária da Educação promovida pelo Sindicato, no auditório da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araguari).
Dentre os assuntos discutidos está o pagamento do piso nacional e retroativo a janeiro, que governo ainda não efetuou. “Os educadores esperam pelo pagamento do retroativo. Estamos em agosto e até o momento o governo não se manifestou,” afirmou Sérgio Luiz Peixoto, coordenador pedagógico sindical. Além disso, ele lembrou que na pauta de reivindicações da categoria existem várias outras situações pendentes, por exemplo, o plano de carreira que ainda está sendo debatido e, que o governo não seguiu as medidas conforme combinado.
Segundo ressaltou, 90% das escolas de Araguari aderiram à paralisação, entretanto, não soube especificar quantos alunos foram afetados . Seguindo a programação do Sind-UTE, uma nova negociação será realizada no dia 15. Os servidores pretendem ainda fazer uma paralisação entre os dias 21 e 22. A proposta será discutida nos próximos encontros e, se a categoria não obtiver respostas, pode ser deflagrada greve.
Nova lista de nomeações
O Governo de Minas retomará neste sábado, 10, com a publicação de nomeações de professores e técnico-administrativos da educação aprovados em concursos públicos. A nova lista contempla profissionais que irão atuar nas escolas estaduais, nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e no Órgão Central da secretaria de Estado de Educação.
Referentes ao Edital 01/2011 serão nomeados: 875 professores regentes de aula (PEB), 485 Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATB), 250 Especialistas em Educação Básica/Supervisão Pedagógica (EEB/SP), 81 Analistas Educacionais (ANE), 65 Técnicos da Educação (TDE) e 170 Inspetores Escolares (ANE/IE). Do Edital 04/2014 serão nomeados 574 professores regentes de aula, totalizando 2.500 nomeações. Com essa nova publicação, o Governo do Estado terá atingido a marca de 17.500 mil nomeações para a Secretaria de Estado de Educação em 2016 e um total de 32.500 novos servidores, entre quadros técnicos e professores, desde o início da atual gestão.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Aeroporto de MoC terá terminal de cargas sáb, 20 de junho de 2026
- OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas sáb, 20 de junho de 2026
- Estado de Minas Gerais lidera o ranking das infrações relacionadas à Lei Seca, que completou 18 anos sáb, 20 de junho de 2026
- Rodada terá sete jogos, com destaques para Campo Redondo x Millenium e Novo Horizonte x Goiás sáb, 20 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 20 DE JUNHO sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura promove campanha “Sorriso de Estrelas” com ações de saúde bucal em cinco UBSFs sáb, 20 de junho de 2026
- Evento “Quartel de Portas Abertas” acontece nesta segunda-feira, 22, na sede da 2ª Companhia de Bombeiros em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis assina ordem de serviço para ampliação do Centro de Controle de Zoonoses sáb, 20 de junho de 2026
- Malocchios MC celebra 10 anos com 4º Motorock Solidário em Araguari sáb, 20 de junho de 2026
- Minas Gerais realiza Dia D de Multivacinação neste sábado; Araguari participa da mobilização sáb, 20 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...