Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 Fazer o Login

Procon alerta para cuidados na hora de comprar enfeites de Natal

qua, 27 de novembro de 2013 00:11

DA REDAÇÃO – Com a chegada do fim de ano, as tradicionais decorações natalinas enfeitam muitos lares. Toda família se reúne para ajudar na montagem da árvore de Natal, dos pisca-piscas e vários outros enfeites com o tema. No entanto, é preciso estar atento para que esse momento de descontração não se transforme em dor de cabeça. Alguns podem causar estragos em determinadas situações. Por isso, o Procon orienta sobre cuidados nessa hora.

Um detalhe importante que passa despercebido pelos consumidores é se o produto tem o selo do INMETRO, órgão que atesta a qualidade dele. Caso o produto não tenha esse selo, isso significa que ele não tem garantias e pode representar prejuízos ou em alguns casos, até mesmo risco para quem o comprou.

Muita atenção na compra de luzes para a árvore de Natal. A energia desses equipamentos deve ser bem direcionada para evitar curto-circuito. Nas embalagens, os pisca-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de Natal é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”.

Na montagem da árvore, é bom evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina. Antes de ornamentar o imóvel, é aconselhável uma revisão nas instalações elétricas.

Pesquisar preços e certificar-se de que realmente as características do produto se adéquam às necessidades do consumidor, assim como exigir a nota fiscal e evitar adquirir produtos de procedência duvidosa são dicas que sempre valem para o consumidor, em qualquer ocasião.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: