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Privatização da BR-050 completa um ano

qui, 15 de janeiro de 2015 01:52
Desde julho, a empresa atendeu mais de 25 mil ocorrências em todo o trecho. Foto: Divulgação

Desde julho, a empresa atendeu mais de 25 mil ocorrências em todo o trecho. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO A MGO Rodovias – Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. completou, no dia 8, um ano de atividades de melhoria e recuperação da BR-050. A empresa concluiu a etapa dos trabalhos iniciais previstos no contrato de concessão de 30 anos, firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no Programa de Exploração da Rodovia (PER).

O trecho de responsabilidade da concessionária vai de Cristalina (GO) a Delta (MG). Segundo dados da empresa, foram realizados serviços de conservação e sinalização que incluem capina periódica da vegetação, implantação de 20 mil metros lineares de defensas metálicas, aplicação de 2 mil toneladas de asfalto para reparos nas pistas, pintura de 400 mil m² de faixas de sinalização no pavimento, instalação de placas de sinalização vertical, instalação de 130 km de cercas delimitadoras da faixa de domínio da rodovia, colocação de 43 mil metros lineares de refletivos, implantação de 16 mil tachas refletivas no pavimento, assentamento de 9 mil metros lineares de meio-fio e limpeza com hidrojateamento de 35 galerias assoreadas.

A MGO Rodovias está em fase de conclusão de obras em trechos considerados críticos, realizando a correção de degraus e desníveis entre a pista e o acostamento, microfresagem, recomposição do asfalto, pintura de 2 mil metros lineares de guarda-corpos, pintura de 6 mil metros de barreiras New Jersey, implantação de 800 metros de tela antiofuscante em trecho de pista dupla e substituição de 400 lâmpadas de vapor de sódio por luminárias.

Além disso, a empresa possui nove bases de Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), sendo a SAU 6 em Araguari e a SAU 7 em Uberlândia. Estão sendo construídas também seis praças de pedágio, incluindo Araguari 1, Araguari 2 e Uberlândia. As tarifas de pedágio terão como base o valor de R$ 4,53 para cada 100 quilômetros, sendo que esse valor será atualizado de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) e terá correção anual.

De acordo com Sebastião dos Reis, 53 anos, a situação da estrada melhorou bastante após a duplicação. O auxiliar de contabilidade mora em Araguari e utiliza a rodovia todos os dias de moto para chegar ao trabalho, em Uberlândia. “Faço esse trajeto há dois anos e vi muitas melhorias depois da duplicação, principalmente em relação ao tempo que levamos para chegar à cidade. Os acidentes também diminuíram, mas acredito que, para uma estrada duplicada, deviam ter diminuído mais ainda. No geral, estou satisfeito com o serviço da MGO, mas gostaria de saber como será cobrado o pedágio, pois em alguns locais os motociclistas e ônibus intermunicipais são isentos”.

O estudante Bruno Santos Oliveira, 23 anos, realiza o trajeto de moto e bicicleta há quatro anos. “Eu concordo que a rodovia teve pequenas melhoras, mas para quem a utiliza de moto e bicicleta, poderia melhorar muito, principalmente em relação à sinalização. Nós procuramos a empresa para conversar sobre a situação dos ciclistas, mas eles não se propuseram a melhorar essa área, mas como a quantidade de ciclistas tem crescido no município, acho que poderiam rever essa questão”.

Desde julho, o SAU registrou 25.634 ocorrências na rodovia, com 9.222 no trecho de Goiás e 16.412 no trecho de Minas Gerais. A inspeção de tráfego é realizada por dez viaturas, o socorro mecânico é feito com nove guinchos leves e quatro pesados, além das equipes de resgate e atendimento pré-hospitalar, que prestaram 475 atendimentos clínicos a usuários. Em casos de acidente, o resgate foi acionado 796 vezes e obteve 469 feridos e 15 vitimas fatais. O objetivo da empresa é investir, em 30 anos, R$ 3 bilhões na BR-050, sendo que em 2014 a concessionária investiu R$ 186,5 milhões.

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